2015/04/25

Oculus Rift permite simular aterragens de emergência de cortar a respiração


A rotineira demonstração dos procedimentos de emergência antes da descolagem de um avião é algo a que poucas pessoas prestam atenção. Mas se essa demonstração for feita recorrendo à Realidade Virtual, poucos serão os que não lhe darão mais atenção.

Um departamento de investigação de uma universidade italiana criou um simulador de aterragem de emergência no mar para o Oculus Rift, onde a esse tipo de procedimento é apresentado de uma forma que ficará bem presente na memória dos participantes.


A imersão proporcionada pela realidade virtual dá toda uma nova dimensão de realismo a coisas que, se fossem apenas vistas no monitor de um computador ou ecrã de um smartphone, não teriam qualquer impacto.

Para além de permitir criar o ambiente mais claustrofóbico e acanhado do interior de um avião, será praticamente impossível não começar a sentir "falta de ar à medida que se for vendo a água a encher o interior da fuselagem se não nos despacharmos a sair do avião.

... Neste caso trata-se de uma aplicação educativa deste tipo de tecnologia - mas facilmente se pode imaginar como os criadores de jogos irão tirar partido disto nos jogos e filmes para VR. (Só falta mesmo que o Facebook/Oculus VR avancem com uma data para o lançamento dos Rift... e de preferência com um preço que nem obrigue a que se pense duas vezes no assunto.)


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)