2015/04/25

Veículo modular da NASA é o carro ideal para estacionamentos difíceis


Se pensam que os automóveis têm evoluído muito nas últimas décadas, a verdade é que... não é bem assim. E se não concordam, basta olhar para este Modular Robotic Vehicle da NASA e para as suas capacidades.


Este MRV é um veículo eléctrico e pode não ter o design mais atractivo do mercado, mas será difícil não se renderem ao que é capaz de fazer. Embora muitos automóveis modernos contem com sistemas de estacionamento automático, todos eles continuam a exigir que o espaço para estacionar tenha um generoso espaço livre para poderem fazer a manobra - coisa que este MRV dispensa.

É que o MRV recorre a um sistema onde cada roda é um módulo independente, contendo o motor eléctrico e podendo rodar de forma independente de todas as outras. Isto permite que este carro possa movimentar-se em qualquer direcção que se deseje, ou até que rode sobre si próprio. Estacionar num local "à medida" é algo que implica fazer o carro deslizar para o carro pretendido - e mesmo que não se sentissem com capacidade de o fazer, poderiam pedir a alguém que o fizesse por vocês, pois o carro pode ser controlado remotamente por outro operador.

... Por muito esquisito que pareça neste momento, podemos estar a olhar para a base dos carros autónomos do futuro, particularmente para os que tiverem que circular nos centros urbanos onde a mobilidade será essencial.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)