2015/05/20

Adblock Plus lança browser Adblock para Android


A nossa preferência quanto a adblockers recai sobre o uBlock, mas o Adblock Plus continua a ser aquele que é mais popular. Popularidade que aumentará ainda mais com a chegada de do Adblock Browser para Android.

Com cada vez mais pessoas a visitarem a web a partir de smartphones e tablets, o desejo de se poder bloquear publicidade abusiva transita para essas plataformas - tornando-se ainda mais atractiva pelo facto de com isso se poderem poupar preciosos megabytes de dados (que não abundam nos nossos tarifários de dados mobile). O problema é que usar um adblocker no Android ainda é algo um pouco complexo e que dificulta a sua utilização; situação que a empresa pretende resolver com este novo browser.

O Adblock Browser simplifica o processo de se poder navegar na web sem publicidade, disponibilizando um browser com o serviço de adblocker já incorporado. O browser é na verdade o Firefox para Android (vantagens do open-source), o que será uma mais valia para os fãs deste browser. Embora de momento esteja em fase beta, fazendo com que os interessados se tenham que juntar ao grupo de testes no Google+ (daqui por alguns meses deverá ser lançado em versão para todos).

É um lançamento que chega numa altura interessante, pois ainda recentemente ouvimos rumores de que alguns operadores de telecomunicações também querem lançar serviços de bloqueio de publicidade; e há também que se mostre "indignado" pelos utilizadores poderem recorrer a essas ferramentas (pela perspectiva de isso reduzir os seus ganhos com a apresentação de anúncios). O que é certo é que não me custa antever que estes adblockers comecem a ganhar cada vez mais poder nos próximos tempos.


... A minha perspectiva quanto a isto é bastante simples: se um site tratar os seus visitantes com respeito (leia-se: não ter mais publicidade que conteúdos; não apresentar anúncios chatos com popups; não usar todos os truques possíveis e imagináveis para fazer com que se clique na publicidade inadvertidamente), fará com que os mesmos também retribuam de forma idêntica.

2 comentários:

  1. Para quem queira experimentar: tenho utilizado o AdAway (funciona em Android 5.x, e requer root) e faz maravilhas. Acaba com a publicidade em browsers, YouTube, etc. Faz realmente a diferença

    ResponderEliminar
  2. E para quem quiser, é bastante facil instalar o ublock no Firefox pra android...

    ResponderEliminar