2015/05/21

Apple prepara app Home para o HomeKit


A promessa de tornar o iOS mais amigo da domótica chegou com o anúncio do HomeKit da Apple, mas sem que com isso tivesse sido mostrado nada de concreto, para desilusão de muitos. Agora, parece que a Apple vai finalmente mostrar coisas a mexer, e uma app dedicada a esta função.

O mercado da domótica há muito que aguarda a entrada em cena de um dos gigantes tecnológicos para ver se se põe um pouco de ordem num segmento que é uma autêntica manta de retalhos de sistemas nem sempre compatíveis entre si. Depois do Google ter dado indicações de que o iria fazer com o Android@Home, o tempo foi passando (4 anos!) sem que nada fosse dito, permitindo que a Apple tivesse tempo para preparar este seu HomeKit.

Depois de suspeitas que também o HomeKit estivesse a ficar atrasado, a Apple garantiu que a primeira linha de produtos irá ser apresentada já em Junho, e a acompanhá-los deveremos ter também uma nova app "Home" com o qual os utilizadores poderão fazer a gestão dos mesmos.

Com o HomeKit a Apple revelou que não estaria em tomar contas das operações em nossas casas, mas simplesmente disponibilizar uma plataforma que os fabricantes poderiam utilizar para facilitar a utilização dos seus produtos. Mas a existência desta app revela que a Apple poderá querer fazer mais que isso, apresentado uma planta digital que permitirá organizar os equipamentos mediante as suas localizações em nossas casas - embora de momento a app pareça ser ainda bastante básica e por isso poder ser apenas uma app para testes internos destes dispositivos.

Vamos ver o que a Apple tem para nos mostrar em Junho... e, seja o que for, esperemos que seja suficiente para dar um abanão no Google (e na Microsoft) para que se mexam nesta área.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)