2015/05/16

Carros sem condutor do Google avançam para as estradas públicas este Verão


Os carros sem condutor do Google já percorreram 1 milhão de milhas nas estradas a nível experimental, mas este Verão será dado outro passo importante: o pequeno carro do Google dará o salto da pista de testes para as estradas públicas.

Embora os carros experimentais do Google já circulem nas estradas públicas, sempre com um condutor a postos para tomar o controlo em caso de necessidade; estes novos carros revelam um modelo mais próximo do eventual conceito final de "módulo autónomo de transporte" que o Google antevê para o futuro dos transportes pessoais.

Este Verão, alguns destes carros passarão da pista de testes para as estradas públicas, ainda com condutores devidamente preparados para lidar com qualquer potencial imprevisto, e também com velocidade máxima limitada a 25mph (40Km/h). Embora estes carros tenham sido concebidos para não terem volante nem pedais, nesta fase são obrigados a tê-los por exigência de segurança (não que o volante pareça fazer muita falta - mesmo a pilotos de rally. :)

Espero ainda andar por cá quando pudermos simplesmente marcar no smartphone para onde queremos ir, e termos um destes carros vir buscar-nos e levar-nos, sem chatices, sem caos de trânsito, sem preocupações com estacionamento. (Algo que, na verdade, já poderia estar a ser feito hoje mesmo, com condutores humanos, se houvesse interesse e visão por parte de quem faz a gestão das redes de transportes públicos e táxis.)


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)