2015/05/31

Como usar os modos "P/A/S/M" nas câmaras fotográficas


Grande parte das pessoas opta por comprar máquinas fotográficas com inúmeras funcionalidades, mas depois acaba por tirar fotos sempre em modo automático. Não há nada de errado com isso, mas também não fará mal saber-se o que os outros modos disponíveis permitem fazer.

Quem não se quer preocupar com nada ao tirar fotos, já se terá habituado a manter seleccionado o modo "Auto". Um modo em que a câmara tenta afinar automaticamente os parâmetros de forma a obter a melhor foto possível, e muitas vezes já recorrendo a algoritmos avançados para tentar determinar que tipo de foto se está a tirar (paisagens, retratos, fotos nocturnas, etc.) Em grande parte dos casos isto será suficiente, mas nem sempre a máquina poderá adivinhar aquilo que se quer fazer, e daí o interesse em saber o que os outros modos permitem fazer.

O modo P consiste num modo "semi-automático", onde poderemos ajustar a exposição de forma a obter fotos mais claras ou escuras. O modo A e S acabam por funcionar de forma quase complementar. O modo A é o de prioridade à abertura, deixando-nos escolher a abertura desejada  (ideal para seleccionar se queremos o fundo "desfocado") e com a câmara a ajustar automaticamente o tempo de exposição necessário; e o modo S é o de prioridade à exposição, onde podemos seleccionar esse tempo, e a câmara ajusta automaticamente a abertura necessária (ideal para quando se quer garantir que se capta uma imagem com uma velocidade elevada - ou lenta - sem interferências do modo automático.)

Depois, por fim, temos o modo M de Manual, e aqui cabe-nos a nós ajustar tanto a exposição como a abertura... Um modo que nos dá total controlo, e que iliba a máquina dos potenciais erros dos seus modos automáticos. Se a foto não sair bem neste modo, a culpa é do fotógrafo. :)


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)