2015/05/03

Continental mostra a diferença de travar com pneus de Inverno


Os pneus são um dos componentes menos acarinhados num automóvel, embora sejam um dos mais críticos. Para demonstrar a diferença que os pneus podem fazer, a Continental fez uma demonstração de travagem em piso molhado com pneus de Verão e de Inverno, e os resultados falam por si.

Todos sabem que a eficácia dos pneus se vai perdendo à medida que o seu piso se vai gastando, tornando a condução verdadeiramente perigosa quando nos aproximamos dos "pneus carecas"; mas noutros países, a preocupação assume outros níveis, com a exigência de que se equipem os carros com pneus de Inverno nessa estação do ano.

Algumas pessoas poderão considerar isso um exagero, e que um pneu "normal" se comporta bem tanto com estrada seca como com ela molhada... mas as diferenças, como se podem ver a seguir, são mais que esclarecedoras.

(E isto numa altura em que podemos contar com a assistência do ABS e sistemas de estabilização do carro, que vão garantindo - dentro do possível - que não se perca o controlo do carro, como acontecia no tempo "pré-ABS". :)

2 comentários:

  1. "E isto numa altura em que podemos contar com a assistência do ABS"
    O ABS em piso de pouca aderência, como é o caso do piso molhado, é muito pior do que sem ABS: alonga e muito a distância de travagem...Esses sistemas todos são úteis visto maior parte dos condutores não saber realmente conduzir...

    ResponderEliminar