2015/05/24

Fove VR - os óculos de realidade virtual com Eye Tracking


Os Oculus Rift têm sido considerados os óculos de referência para realidade virtual mas, como se poderá imaginar, não são os únicos que querem atrair os olhares dos interessados nestas tecnologias. Para fazer isso, literalmente, estes Fove VR adicionam o eye tracking à sua lista de capacidades.


Segundo os seus criadores, o Fove VR é o primeiro sistema de realidade virtual com eye tracking integrado. Porque é que isso é importante? Tal como a questão de se usar um sistema de tracking posicional que permita reproduzir com alta fidelidade os nossos movimentos no mundo virtual, torna-se inevitável que, mais cedo ou mais tarde, também o olhar necessite de tratamento idêntico.

Nos sistemas actuais, estar com a cabeça fixa e olhar para a frente ou para o lado é exactamente igual. Com este Fove, é possível detectar isso, o que abre todo um novo mundo de possibilidades. Sabendo-se para onde o utilizador está a olhar, é possível fazer com que o computador calcule com mais detalhe apenas essa área, poupando processamento nas áreas a que não estamos a dar atenção. E claro, em jogos e outros programas poderá igualmente tirar-se partido deste eye tracking para interacção acrescida.

O grande problema será fazer com que este sistema (e outros) sejam adoptados em larga escala e utilizados pelos developers. Se não, corre-se o risco de ter algo com enorme potencialidade... mas que não tem programas disponíveis que disso tirem partido.

Os Fove VR usam um ecrã de 5.7" com 2560x1440 e com lentes que o expandem para um campo de visão de 100º. Os preços começam nos $349 e a entrega está prometida para Maio de 2016 - altura que deverá ser complicada, pois deveremos ter os Oculus Rift e os Sony Morpheus a chegar ao mercado na mesma altura.

1 comentário:

  1. Mesmo depois do que aconteceu com o Occulus Rift, as pessoas não aprendem.

    ResponderEliminar