2015/05/08

Google vai dar controlo sobre as permissões das apps aos utilizadores


A evolução das plataformas mobile obrigou a que se implementassem formas de gerir o acesso que as apps têm a toda a informação e funcionalidades disponíveis, e agora parece que o Google se prepara para deixar que cada utilizador do Android possa definir o que as apps podem ou não fazer.

Quando se instala uma app Android temos acesso a todo a (por vezes extensa) lista de funcionalidades que a mesma requer; coisas como o acesso à câmara, ao GPS, às fotos, contactos, SMS, etc. Mas o problema é que, actualmente, essa lista é meramente informativa. Ou seja, o utilizador tem apenas duas opções: ou aceita; ou não instala a app.

São opções um pouco limitativas quando, por exemplo, poderemos ter interesse em instalar uma determinada apps - por exemplo, uma máquina de calcular - mas não queremos que a mesma tenha acesso a funções que são pedidas, mas que não consideramos serem apropriadas (câmara, contactos, etc.) Refira-se que por vezes há permissões que podem ser consideradas "abusivas", mas que têm razão de ser, pois para a app poder fazer algo "simples", poderá exigir a permissão de todo uma secção mais abrangente.

Mas é algo que poderá ficar resolvido em breve, pois parece que o Google finalmente se prepara para fazer de forma oficial aquilo que muitos utilizadores já fazem de forma oficial: em vez de nos limitarmos a ver uma lista informativa das permissões que uma app exige, poderemos ser nós a definir o que ela poderá ou não fazer. Voltando ao tal exemplo da app da máquina de calcular, poderíamos definir que a mesma não poderia ter acesso à câmara ou aos nossos contactos.

Será certamente uma excelente medida que ajudará a dar mais confiança aos utilizadores na instalação e experimentação de apps, que de outra forma se recusariam a instalar - ou que instalariam colocando a sua privacidade em risco.

3 comentários:

  1. O Cyanogen já possui "isto" há algum tempo. É o Privacy Guard.

    ResponderEliminar
  2. Vamos ver até que ponto eu nao permitir a opçao X nao me afecte a performance ou funcionamento dessa mesma app

    ResponderEliminar