2015/05/19

Google volta a cortar nos preços do seu Cloud Computing


A guerra das "clouds" está directamente ligada ao seu custo, e o Google volta a cortar o preço do Google Compute Engine com reduções que podem chegar aos 30%. Temos também uma nova modalidade de baixo custo, que utiliza apenas os recursos "desocupados" dos servidores: as preemptible instances.

O Google voltou a reduzir os custos do seu Google Compute Engine, que fazem com que uma micro instance na sua cloud custe apenas $0.006 por hora, mas o mais interessante será talvez a sua nova modalidade de preemptible instances que funcionam de forma idêntica às spot instances da Amazon.

A cloud do Google funciona sobre a sua imensa rede de computadores, e como se poderá imaginar, a sua utilização é altamente variável. Estas preemptible instances permitem criar máquinas virtuais a custo bastante reduzido, mas com a condicionante de que poderão ser suspensas a qualquer momento, caso o Google necessite de usar mais recursos para si. Neste caso caso a máquina receberá um aviso de que irá ser desligada dentro de 30 segundos, dando tempo - espera-se - para que a tarefa a decorrer possa preparar-se para o encerramento.

Obviamente que não será o tipo de máquina adequada para aplicações que tenham que estar disponíveis garantidamente a qualquer momento, mas para fazer processamento que não seja crítico e que possa ser interrompido a qualquer momento, é uma modalidade que será interessante.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)