2015/05/26

iOS 9 vai funcionar melhor nos iPhones e iPads mais antigos


A WWDC 2015 aproxima-se, e com ela deverá chegar também o primeiro olhar sobre o próximo iOS 9. Uma versão que deverá deixar de lado as grandes alterações visíveis, e centrar-se na melhoria da estabilidade e desempenho do sistema, que será particularmente do agrado de todos os que tiverem iPhones e iPads mais antigos.

O iOS 7 representou um salto radical face aos iOS anteriores, e o iOS 8 veio apenas cimentar essa alteração. No entanto, apesar dos melhoramentos feitos ao longo dos meses, estes iOS não foram propriamente dos melhores a nível de estabilidade e desempenho. Situação que nos traz até este iOS9 e à decisão da Apple de se focar precisamente nestes aspectos.

Parece que alguém na Apple terá achado que a situação tinha que ficar resolvida, e por isso o iOS9 vai centrar-se na sua optimização e na correcção de bugs. Em suspenso ficam projectos de novas funcionalidades e grandes alterações (embora ainda assim se vá ter o direito a algumas delas, como o novo serviço de música e provável app do HomeKit), e o que interessa é fazer com que o iOS seja de novo associado a alta eficiência e funcionamento de confiança.

E parece que com isto a Apple não se vai esquecer dos seus dispositivos mais antigos. Ao que parece, em vez de criar um iOS9 onde depois seriam retiradas funcionalidades para fazer com que funcionasse em equipamentos como o iPhone 4S e iPad Mini, a Apple desta vez optou pelo sistema inverso: criando um iOS9 de base, ao qual vão sendo adicionadas funcionalidades desde que funcionem bem nos respectivos dispositivos. Uma medida que poderá fazer com que este iPhones e iPads mais antigos ganhem uma nova vida com este novo iOS9.

É o tipo de coisa que o Google tentou fazer com o Android Lollipop, mas que no caso da Apple funcionará melhor pelo facto de ser garantido que estas actualizações chegam de facto aos utilizadores. No campo do Android, temos o caso de ainda agora estarem a chegar ao mercado equipamentos que ainda vêm equipados com a versão 4.4 do seu sistema, mais de meio ano após o lançamento do Android 5.0.

Mas nem todas as novidades do iOS9 serão bem vistas. Para esta versão a Apple prepara também um novo sistema de segurança que deverá tornar muito mais difícil fazer-se o jailbreak, o que poderá representar um duro golpe para todos os que desejam ter total controlo sobre o seu iPhone/iPad - e também sobre o próprio OS X, embora neste último caso ainda seja dada ao utilizador a opção de desactivar este modo de segurança acrescida... Resta saber: por quanto mais tempo?

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)