2015/05/26

Philips transforma iluminação em GPS de interior no Carrefour


Há anos que temos falado dos sistemas de comunicação usando lâmpadas LED, e agora temos finalmente um caso de uma instalação em larga escala no Carrefour de Lille, em França, usando um sistema de iluminação/posicionamento da Philips.

Os visitantes do Carrefour em Lille poderão recorrer aos seus smartphones para saberem precisamente onde estão dentro da loja, e para o saber não recorre ao GPS (praticamente inútil no interior de edifícios) nem a beacons bluetooth. Esta posicionamento é determinado através do sistema de iluminação inteligente da Philips, que faz com que as lâmpadas LED possam "piscar" a frequências que não são visíveis aos nossos olhos, mas que podem ser detectadas pelas câmaras dos dispositivos mobile.

Assim, passa a ser bastante simples saber onde se está, uma vez que o smartphone poderá "ver" em que local está usando a sua câmara frontal. Sendo também uma solução inteiramente passiva, e que liberta os utilizadores das preocupações de tracking dentro da loja (este sistema apenas emite a informação, não sabendo quem é que a recebe nem o que se faz com ela - embora... não haja forma de evitarem o "tracking" do que compraram quando chegarem à caixa de pagamento. :)

Continuo com algumas dúvidas sobre se este sistema será efectivamente a melhor opção. Ter a câmara activa e a fazer a análise das imagens é algo que gastará mais energia do que a utilização de sistemas como os beacons bluetooth, mas para uso esporádico poderá não chegar a ser problema. Por outro lado, uma loja que mude a sua iluminação para este sistema tem também a vantagem adicional de reduzir o custo com os gastos energéticos (para cerca de 50% neste caso do Carrefour.)

Vamos ver se algum dos hipers nacionais também decide apostar neste tecnologia... e depois já podemos ver que tal isto se comporta.


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)