2015/05/04

Sony facilita a troca de sistema nos seus smartphones


Se nos computadores estamos habituados ao ritual de (poder) instalar um sistema operativo, nos smartphones isso é algo que menos comum. Mas agora a Sony vem dar a resposta esperada aos que gostam de o fazer, com uns bootloaders especiais para alguns dos seus smartphones.


Ao contrário dos PCs, o processo de instalação de um sistema operativo alternativo num smartphone é uma tarefa um pouco mais complicada, e que está dependente do fabricante nele ter disponibilizado um bootloader "desbloqueado" - coisa que nem sempre acontece. Mas no caso da Sony, a empresa parece  ter reconsiderado, e disponibiliza agora uns bootloader especiais que darão essa possibilidade aos utilizadores.

Os primeiros dispositivos a terem direito a este bootloader que permite o boot directo da partição recover são os Xperia T2 Ultra, Xperia T3, Xperia M2, e Xperia E3 (todos com Cortex-A7); esperando-se que em breve a Sony alargue estes bootloaders a todos os seus outros smartphones e tablets.

Embora actualmente fosse possível usar ROMs alternativas nos Sony, o processo era muito mais rebuscado, usando uma partição em memória para "dar a volta" ao problema, e complicando a vida aos developers que se dedicam a disponibilizar estes sistemas para estes smartphones. Com esta alteração, será mais simples colocarem Cyanogen, OmniROM, ou outras ROMs, nos vossos Sony.

2 comentários:

  1. Ora aqui está uma muito BOA ideia: Tomem lá e metam-lhe o que quiserem...
    Assim já vou olhar para os Sony Xperia com outros olhos.

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar