2015/06/04

Analista diz que vendas do Galaxy S6 começaram bem e que podem superar o iPhone 6


Como se costuma dizer, há formas diferente de olhar para as coisas (o copo "meio-cheio/meio-vazio"), mas parece-me que há algures uma empresa de análise de mercado que está simplesmente a não olhar para a realidade, ao dizer que as vendas do Galaxy S6 começaram bem.

Segundo a empresa de análise de mercado Counterpoint, as vendas do Samsung Galaxy S6 em Abril são indicadoras de um bom começo. Conclusão que não deixará de ser um pouco estranha quando ainda recentemente se soube que os S6 demoraram mais de um mês a atingir a marca dos 10 milhões de unidades, revelando uma pior prestação que os anteriores S4 e S5 (embora esta mesma empresa diga que a nível de vendas reais, as primeiras semanas foram melhores para o S6.)

Segundo eles, há boas expectativas para que o S6 atinja os 50 milhões de unidades vendidas no primeiro ano, superando o recorde de 45 milhões de unidades vendidas pelo Galaxy S4 - e que, se a Samsung conseguir superar os problemas que actualmente limitam a produção do S6 Edge (devido ao seu ecrã curvo), o S6 poderá mesmo superar as vendas dos iPhone 6 da Apple.

... Não sei que números é que esta empresa anda a usar para chegar a estas conclusões, mas certamente não serão aqueles que referem que a Apple vendeu 10 milhões de iPhones 6 em 3 dias, enquanto que a Samsung terá demorado 5 ou 6 semanas para lá chegar... Mas pronto, daqui por um ano fica combinado repescarmos o assunto para ver se esta empresa de análises atingiu o jacktpot... ou se já encerrou actividade.

5 comentários:

  1. Uma coisa são as encomendas de distribuidores, outra coisa são as vendas mesmo a clientes finais. A Apple gosta muito de publicitar os números das encomendas de distribuidores porque são muito altos muito rápidos devido à "fama" da empresa. Só que se calhar depois esses iPhones ficam muito tempo nas lojas em comparação com os Samsung...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pelo contrário, H.V. Está mal informado. Os números divulgados pela Apple são sempre muito próximos das unidades que efectivamente chegam ás mãos dos consumidores. Isso aliás tem sido já muito analisado pela imprensa especializada que vai ver os números de activações vs números de vendas divulgados. No caso das Apple Stores, é inequívoco e assumido nos relatórios de contas: um equipamento só está vendido quando sai da loja nas mãos de alguém.

      Eliminar
  2. Não será mais ao contrário? É que sempre li que a Samsung contabiliza encomendas feitas pelos distribuidores e a Apple o número de terminais vendidos a clientes finais...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cada uma das empresas anuncia os números que lhes dão jeito, na altura que mais lhes dá jeito, por isso não faz sentido andarmos a comparar números sem sabermos exactamente quais são e de onde vêm. Se esta empresa de análise de mercado apresenta este relatório deve ter informação minimamente fidedigna (pelo menos mais factual que as conferências de imprensa das marcas).

      Eliminar
  3. http://www.cultofandroid.com/73765/samsung-may-be-forced-to-slash-galaxy-s6-orders-by-16/

    ResponderEliminar