2015/06/05

Como melhorar o desempenho do Firefox

Os browsers são uma ferramenta indispensável nos dias de hoje, mas por vezes são capazes de nos levar ao desespero quando começam a ficar lentos. O Brumo Miguel traz-nos algumas dicas sobre como poderemos garantir que o Firefox está a trabalhar à sua máxima velocidade.


O Firefox, que outrora ficou conhecido por ser muito lento e pesado, hoje em dia já faz uma melhor gestão dos recursos. No entanto, pode acabar por tornar-se um glutão com o passar do tempo. Quando isso acontecer, podem seguir as seguintes dicas para o "pôr na linha".

À medida que as aplicações de desktop se vão movendo para a web, também os browsers têm que se adaptar e adicionar suporte para estas novas tecnologias. Invariavelmente, isto faz com que estes programas utilizem mais memória e ciclos de processamento, e se tornem mais "pesados". Para além disso, temos ainda que acrescentar às contas os plugins e extensões, gastando ainda mais recursos. Claro que, nos dias que correm, é normal um computador ter pelo menos 4GB de RAM. Mas o que fazer quando o browser ocupa mais de 1GB, com poucos separadores abertos?

O primeiro passo é tentar perceber o que está a fazer com que o browser da Mozilla utilize mais recursos do que deveria. A extensão about:addons-memory permite visualizar e identificar os recursos usados por cada extensão, e onde qualquer extensão abusadora rapidamente será detectada.

Se descartarem as extensões como origem da lentidão do browser, o passo seguinte é ver as que estão instaladas - quer estejam ativas ou não, como eu próprio descobri recentemente. O Firefox andava muito lento há vários dias e as extensões ativas não eram a causa. Quando acedi à listagem destes addons, vi que tinha várias extensões desactivadas que acabei por remover. A diferença foi brutal; menos 40% a 50% de recursos utilizados!

Não quer isto dizer que esta possa ser uma solução para o vosso caso, mas assim já têm um ponto de partida para encontrar a origem do problema.



E podem sempre activar o tracking protection, que irá acelerar o acesso a muitas páginas, bloqueando as ligações aos serviços de tracking mais populares.

  1. Escrever about:config na barra de endereço e fazer "enter"
  2. Clicar no aviso de que se quer continuar.
  3. Procurar pela opção privacy.trackingprotection.enabled
  4. Fazer duplo clique nela para passar o valor a "true"



Por Bruno Miguel

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)