2015/06/19

DxO One adiciona uma câmara com sensor de 1" ao iPhone


As câmaras dos smartphones têm evoluído imenso ao longo dos últimos anos, mas mesmo com toda esta evolução continuam a não poder competir com câmaras compactas e DSLRs, que contêm sensores de maiores dimensões e capazes de captar mais luz. É isso que a DxO quer mudar com esta micro câmara feita para se encaixar num iPhone, e transformá-lo numa câmara capaz de superar qualquer smartphone do mercado (e competir com câmaras compactas mais volumosas.)

A DxO One é uma câmara ultra-compacta com ficha lightning que se encaixa num iPhone e o transforma numa verdadeira câmara de nível (quase) profissional, e que a DxO diz ser capaz de competir até com DSLRs.

O seu formato pode ser compacto mas lá dentro encontramos um sensor de 1" com 20.2MP. É o mesmo tamanho de sensor que encontramos em câmaras mirrorless, e que é capaz de registar imagens com elevada qualidade, mesmo em situações de baixa luminosidade, onde os pequenos sensores dos smartphones não conseguem fazer milagres... por muito que tentem.


A lente de f/1.8 tem uma equivalência a uma de 32mm; e na parte de trás temos um pequeno touchscreen OLD que mostra as definições da câmara e também permite o seu controlo (sendo que fará mais sentido fazer esse controlo através da app que a acompanha.)

A empresa fez o seu teste DxOMark nesta câmara, atingindo um valor de 70, que a coloca ao nível das DSLRs e muito acima de qualquer smartphone existente actualmente; podendo subir para os 85 pontos quando se usa o modo "SuperRAW". Neste modo, a câmara capta quatro imagens em RAW e depois combina-as para criar uma imagem com ainda melhor qualidade (será apropriada para paisagens e cenas estáticas, mas não para cenas com movimento.)





Quanto ao vídeo, a câmara suporta 1080p/30fps e 720p/120fps. Mais difícil de suportar será o seu preço, que se situa nuns elevados 649 euros. Por este preço poderá fazer mais sentido optar-se por algo do estilo da câmara-lente QX1 da Sony (ou a QX10), que tem um sensor de ainda maiores dimensões, permite a troca de lentes... e fica por metade do preço.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)