2015/06/01

Google centraliza gestão da conta dos utilizadores num único sítio

Serviços como o Google tornaram-se tão vastos e diversificados que muitos utilizadores nem sequer saberão onde se dirigir para alterarem ou verificarem as suas opções de segurança e privacidade. Por isso mesmo o Google decidiu simplificar todo o processo com uma novo centro de gestão de contas destinado aos seus utilizadores.

Neste novo "My Account" do Google temos acesso imediato a todas as informações de relevo relativamente às questões de privacidade e segurança, onde podemos ver se o Google está a guardar o histórico de pesquisas e localizações (e desactivá-lo, se assim desejarmos), como é que os nossos dados estão a ser partilhados, que apps e sites estão associados à nossa conta, e até se os anúncios do Google estão a ser "afinados" para os nossos interesses.

Para além disso temos também acesso a testes de segurança e privacidade que permite rever as nossas opções e garantir que está tudo como desejamos (e ajudar a descobrir algo de anormal).

Este My Account poderá ser considerado como uma forma de amenizar as relações do gigante norte-americano e os muitos processos que se vão multiplicando deste lado do Atlântico relativamente à privacidade dos dados dos utilizadores; mas independentemente de tudo isso, é realmente um passo positivo para os utilizadores, facilitando a sua compreensão sobre tudo aquilo que muitas vezes permitem, ao se registarem para usar serviços sem lerem as "lenga-lengas" que são apresentadas.


Será recomendável que façam pelo menos os checkups de privacidade e segurança para confirmarem que está tudo dentro da normalidade. Poderão descobrir coisas engraçadas como, por exemplo, que o Google poderá utilizar as vossos fotos públicas como imagens de fundo para os seus serviços - e que se não quiserem que tal aconteça terão que activar essa opção de privacidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)