2015/06/01

NOS bloqueia acesso ao site da Uber


A guerra contra a Uber em Portugal já chegou aos tribunais, e chega agora também aos browsers dos clientes da NOS. À semelhança do que tem sido feito com os sites pirata, também o site da Uber fica agora inacessível a quem estiver a usar uma ligação NOS... embora continue a ser de fácil acesso com uma pequena alteração.

A ANTRAL tem estado muito descontente com o facto das suas tácticas em tribunal não estarem a dar resultados efectivos (a Uber tem continua a operar normalmente) e, depois de ter avançado com um processo sobre o responsável da Uber em Portugal, deverá agora ter recorrido a este bloqueio ao nível dos operadores - que por agora afecta a NOS, mas que rapidamente se deverá propagar aos restantes.

É uma medida cuja legalidade gostaríamos de ver esclarecida... pois não se limita a bloquear o site da Uber no nosso país, mas todo o site (impedindo que alguém que quisesse ver informações sobre o serviço noutros países o possa fazer) e que também será reveladora do desespero que deverá reinar nestas associações.

Felizmente, é um bloqueio que continua a ser apenas burocrático e sem efeitos práticos. Leia-se: quem usar a app da Uber continua a poder usar o serviço. E quem quiser aceder ao site da Uber terá apenas que modificar ligeiramente a sua configuração de acesso à internet de modo a usar outros servidores de DNS que não os da NOS. Por exemplo, poderão usar os do OpenDNS (208.67.222.222 / 208.67.220.220) ou os do Google (8.8.8.8 / 8.8.4.4).


28 comentários:

  1. O "desespero que deverá reinar nestas associações" não tem nada a ver com bloqueios. Se a NOS está a bloquear o site, deve ser por ordem do tribunal. A ANTRAL não manda nada, nem na NOS nem nos tribunais.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas qual tribunal?!? A bloquear o site todo e por completo, mesmo que nao afecte o serviço da Uber em Portugal?!? Acha q o bloqueio ta a ser feito da maneira correcta?!? Acho q quem bloqueou nem sabe o q devia tar a bloquear...

      Eliminar
    2. Eu não concordo com bloqueios, nem com este nem com os do piratebay, nem com outro qualquer. Fora isso, o que interessa é perceber que isto tem uma razão, e essa razão não é a ANTRAL ter pedido, é a Uber não ter cumprido aquilo que o tribunal a obrigou a cumprir. Mal ou bem, isto era óbvio que acontecesse, quando as ordens do tribunal não são cumpridas voluntariamente, são cumpridas à força (neste caso bloqueando-lhes a API, o que é inútil mas, como disse, isto é outra história).

      Eliminar
  2. Eu estou na NOS e tenho acesso...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estás a usar os DNS da NOS?

      Eliminar
    2. Não sei nem consigo ver. É a net do trabalho. Só sei que o nosso fornecedor de telecomunicações é a NOS.

      Eliminar
  3. E ainda no fim de semana tive que gramar com mais um taxista absolutamente nojento (não havia carros uber disponíveis em lisboa) que transportou uns familiares meus. Argumentou que o valor de 4 euros era demasiado baixo para o tempo que ele tinha estado à espera e não queria dar troco de 20 euros.. Mesmo com estas "ameaças" à sua actividade, a maior parte deles não consegue alterar o seu comportamento. Merecem desaparecer.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esperar que a natureza humana devido a empresa mãe mudar é inocente IMO.

      Mas tem bom remédio apresentar queixa ao IMT desse senhor que lhe pode tirar a licença.
      Boa sorte fazer o mesmo com um UBER...

      Eliminar
    2. A diferença que a queixa ao IMT cairá em saco roto, enquanto uma avaliação negativa no Uber fará o motorista perder efectivamente clientes.

      Eliminar
    3. Olha que num Uber é igualmente simples... Em todas as viagens tens que avaliar o condutor. Basta uma má pontuação para que o condutor seja logo penalizado, e se houver queixas mais graves tem logo direito a investigação.

      Eliminar
    4. Gaius? dizes tu, já alguma vez apresentaste queixa?
      #nota não tenho nenhuma simpatia especial pelos taxistas, mas acho que o pessoal ta a perder a noção das coisas, só porque é uma app gira e conveniente, não é forçosamente melhor para todos.

      Eliminar
    5. "Boa Sorte fazer o mesmo com um UBER"

      1- Nunca teria o mesmo problema porque não existe troca de dinheiro num UBER
      2- Se o condutor for desagradável, na App pode fazer logo a review que depois a UBER iriá verificar os factos e de certeza que alguma coisa faria.

      Eliminar
    6. "e de certeza" para logo em seguida o motorista mudar de empresa de rent-a-car com um nome ligeiramente diferente. Its a brave new world.

      A serio confiar que as coisas vão ser diferentes porque cheiram a novo é wisfull thinking. A natureza humana é mesmo isso Humana, com falhas e dilemas a resolver. por isso é que se legisla bem ou mal sobre as coisas. Como não sou um ultra liberalista que ache que o mercado resolve tudo, reservo-me a prerrogativa de achar que se calhar não vai ser bem assim.

      Eliminar
  4. Vodafone também já bloqueou....

    ResponderEliminar
  5. A minha posição sobre o assunto é muito simples, No momento em que a UBER e os seus "motoristas"(explorados) cumpram mesma legislação que os taxistas força, se não fechem a loja, ou que liberalizem completamente o mercado de Taxis, já sabemos que a desregulamentação é sempre a melhor solução right?

    A UBER não paga SS, nem IRC cá desculpem se não tenho pena deles, Assim como não tenho pena de Taxistas que não passam factura, ou tratam mal os clientes, mas para esses temos melhor solução de que meter 1 estrela no serviço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O problema vai mais longe. A Uber não só não cumpre as regras como não dá qualquer sinal de as tentar cumprir ou quais as que acha mal e quais estaria disposta a cumprir se as actuais fossem alteradas. Simplesmente não quer saber e isso, num estado de direito, não é aceitável.

      Eliminar
    2. Os condutores da UBER em Portugal não são da UBER, são de empresas portuguesas que pagam ao mês a esses condutores, façam eles mais ou menos percursos. A UBER recebe uma comissão dos percursos que se faz, tal como a Booking recebe num Hotel. A diferença é quase minima no modelo de negocio.

      Os carros da UBER em Portugal, têm condutores profissionais e são de empresas Rent-a-car:

      “Todos os parceiros ligados à plataforma da Uber em Portugal possuem licenças que permitem o transporte comercial de pessoas com motorista privado. Estes parceiros já operavam em Portugal antes da chegada da Uber, e a nossa plataforma liga-os à nossa comunidade de utilizadores” by UBER

      Aqui está uma das empresas que está na UBER http://www.bedriven.pt/ que faz parte do Grupo Salvador Caetano.

      Qual é a diferença entre pedir um carro no site deles e na App da UBER?

      Eliminar
    3. Aconselho a lerem este artigo do Observador sobre a UBER. Não leiam só o inicio, existe uma comparação feita em andar de taxi e uber e uma explicação de como funcionam os motoristas.

      http://observador.pt/especiais/uber-entrou-em-portugal-por-um-buraco-legal/

      Eliminar
    4. Diogo, o "esquema" de rent-a-car que a uber usa é mesmo isso um esquema, porque lha dá uma vantagem competitiva, num mercado regulado. No entanto é inegável que oferecem um serviço em tudo idêntico ao de taxi, e se assim é deveriam ter o mesmo tipo de exigências legais, porque se não for assim é concorrência desleal. E logo os taxistas têm razão em se queixar.

      Eliminar
    5. Sabem porque é que os Taxistas estão com medo?

      Porque o serviço que a UBER oferece é mil vezes melhor do que os táxis. Temos condutores simpáticos, sabemos o percurso que vamos fazer, sabemos o nome do condutor e que reviews já teve, não necessitamos de ter dinheiro no bolso ou saber se o taxi tem multibanco e por mais incrível que pareça recebemos sempre uma fatura com NIF automaticamente sem ter que pedir "por favor"!!!

      Mesmo que o serviço da UBER fosse mais caro, preferia este aos Taxis que temos em Lisboa, principalmente se for apanhar um Taxi no Aeroporto.

      Eliminar
    6. diogo tudo bem, mas o problema é que é concorrência desleal, ser taxista implica uma serie de regras papelada e custos que são largas dezenas de milhares de euros. Custos que a Uber não tem. Logo é concorrência desleal.
      Se a uber contrata-se taxis com todos os custos associados não podia fazer o preço que faz pois não? mas aí era justo.. assim como seria justo desregular o mercado.. Mas aí quem perde é sempre o utilizador final.

      Eliminar
    7. Pinheiro,

      Não achas que o teu argumento cai por terra se considerares que a Uber não opera com carros próprios, mas antes subcontratou uma empresa (que, suponho devidamente licenciada) que trata de transportar os clientes? Não é concorrência desleal porque na verdade não são concorrentes dos taxistas. São apenas um intermediário entre o cliente e os "táxis" (que neste caso são as tais empresas que transportam os utilizadores da aplicação). Isto é, na minha opinião, pelo menos no que diz respeito às modalidades uber a operar em Portugal, o que a Uber faz é concorrer com as operadoras telefónicas que intermedeiam a relação táxi-cliente, tal como o faz a uber, intermediando a relação Salvador Caetano (por exemplo)-cliente.

      Eliminar
    8. "que, suponho devidamente licenciada", pois é que aí é que esta o problema, não esta, na pratica esta a usar um buraco legal que nunca foi pensados para esta escala, (comigo aparentemente concordou o tribunal) isto dá a Uber uma vantagem competitiva considerável especialmente em mercados apetecíveis como Lisboa e Porto onde os concursos para alvarás de taxi ascendem a dezenas/centenas de milhar de euros por taxi. http://www.imtt.pt/sites/IMTT/Portugues/TransportesRodoviarios/TransporteTaxi/LicenciamentoVeiculos/Paginas/LicenciamentoVeculos.aspx
      contrata-se a Uber empresas licenciadas para serviço de taxi e eu nada díria.

      Eliminar
    9. Sendo assim, estás a dizer-me que a bedriven, do grupo Salvador Caetano, em cujo o site podes pedir um transporte ocasional, entre outros, opera ilegalmente. Isto é, o uber está para os taxis como o wareztuga está para a pirataria. Não aloja pirataria, simplesmente facilita o acesso a esta por parte do utilizador (que lá poderia chegar de múltiplas outras formas). É isso?
      Se concordas com ambas as premissas, compreendo o teu ponto de vista (apesar de não concordar contigo), mas o meu é que:
      1) se a bedriven é ilegal, sempre o foi, e a ANTRAL e todos os que agora se opõem ao uber já podiam ter feito "barulho", uma vez que é uma empresa que já opera há bastante tempo (com protocolos, por exemplo, com a transdev).
      2) decorrente do ponto 1) está que nitidamente a campanha contra o uber é uma campanha fruto do receio de perda de mercado por parte de quem sabe que tem, nitidamente, um serviço pior para oferecer ao cliente (porque, de outra forma, teria feito esta campanha assim que apareceu a bedriven)
      3) esta campanha está a utilizar uma estratégia de manipulação da opinião pública, que nitidamente está a dar (alguns) frutos (não digo que seja o teu caso), no sentido de se fazer ver o uber como um serviço "perigoso", quando nitidamente me parece bem mais perto de ser seguro do que o de taxis, tanto para os clientes, como para os próprios taxistas (relembro o caso de ataques a taxistas, que há uns tempos estava na moda).

      Eliminar
    10. Uber vende um serviço em moldes que as operadoras "testa de ferro" não podem. Mas a serio não tenho problema nenhum em que se mude a lei, e se liberalize completamente o mercado, o que não pode é uns ter de pagar e outros não.
      Desconfio é que as câmaras do Porto e Lisboa não gostem da conversa. porque são uns milhões de euros que lhes fazem falta.

      Eliminar
    11. Mas existe uma grande diferença entre UBER e Táxis. Nunca poderemos apanhar um UBER com o braço estendido!!! É para isso que os Taxis têm uma cor diferente, para caso queiramos um taxi, saber onde andam e estender a mão! ;)

      A UBER é igual a ligar para um serviço de aluguer de carros com condutor, combinar o percurso que se quer, saber o preço e dizer a hora para nos virem buscar. Onde está a ilegalidade nisso?

      O Tribunal deu razão à Antral SEM OUVIR A UBER! A Antral foi falar sobre o Serviço UBER POP que não existe em Portugal!! Porque se fosse falar do normal e do Black então estariam a vender o serviço ao juízes porque de certeza que deixariam de andar de taxi!!!

      Eliminar
  6. Coincidência ou não, o Meo também já me bloqueou o site do Uber (mas usando um dos milhares de proxys existentes, funciona sem problemas).
    E a Vodafone também já o fez (experimentei pelo iPhone em 4G).

    ResponderEliminar
  7. Os operadores limitam-se com certeza a cumprir ordens judiciais. Não o fazem porque lhes apetece. Ou seja, nestes assuntos os operadores não têm culpa de coisa nenhuma.

    ResponderEliminar