2015/06/28

Realidade Virtual permite experiências aterrorizantes... e ainda bem


A realidade virtual prepara-se para entrar em nossas casas, graças a coisas como os Oculus Rift e Project Morpheus da Sony, e não adiantará falar muito do que isso irá proporcionar... o melhor é mesmo ver.

Na E3 a Capcom mostrou uma demonstração chamada "Kitchen" para o Morpheus da Sony, e as reacções ao mesmo demonstram bem as coisas que se tornarão comuns com a chegada destes sistemas.

Mais que um jogo, este Kitchen é uma "experiência virtual" que nos atira para um ambiente decadente ao estilo do movie Saw, e onde estamos amarrados a uma cadeira e com um corpo bastante mutilado logo à nossa frente. Passados uns momentos descobre-se que aquele corpo afinal é uma pessoa que ainda está viva, e que não obstante o seu mau aspecto, é apenas uma vítima como nós, e que nos tenta ajudar... sendo de seguida apanhado por um demónio que se escondia nas sombras, que o "desfaz" por completo de maneira sangrenta.

... Mas o pior ainda está para vir, pois a certa a altura, neste mundo virtual, as atenções viram-se para nós, com uma faca a ser espetada na "nossa" perna - situação que é suficiente para causar uma reacção até nas pessoas que até esta altura estejam a achar aquilo "impessoal"! :)




Só é pena ver a Nintendo a repetir erros do passado, nomeadamente no que toca a estar com a cabeça enfiada na areia. Depois de durante anos se ter recusado a aceitar a ameaça das plataformas mobile; agora diz que não tem grande interesse na realidade virtual por "não ser divertida". Pois...

4 comentários:

  1. A nintendo foi a primeira a entrar nessas coisas da realidade virtual com o virtual boy, e sim eles têm razão não era divertido. ahahah

    ResponderEliminar
  2. Eu pensei que essa treta de que Realidade Virtual não é social nem divertida já estivesse ultrapassada! No meu caso que tenho o DK2 divirto-me muito mais quando estou no vrchat ou no AltspaceVR a falar com outras pessoas. E tenho pena de os ´meus amigos ainda não tenham óculus vr para nos podermos divertir juntos!

    ResponderEliminar
  3. E já não sou fã de experiências aterrorizantes em vr porque acho assustador demais. Eu até era fã de filmes de terror mas agora já não gosto porque fiquei farto de sustos e acho estúpido estarmos ali a sofrer. E em realidade virtual as coisas ficam tão reais que acho muito masoquismo! Prefiro experiências agradáveis e felizes, mas infelizmente os melhores jogos são quase todos com sustos. E até o meu jogo preferido, o TekRok, me deixa um pouco inquieto. Mas um bom exemplo de um jogo divertido e muito agradável que eu gosto de jogar quase todos os dias é Chibi Attack. Pena ser tão repetitivo e não haver mais variedade!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É natural que numa primeira fase as experiências mais "chocantes" sejam as mais mediáticas e procuradas. Com o tempo, as coisas irão perdendo o factor novidade e permitir que se explorem todas as vertentes, incluindo aquelas que até podem parecer chatas, mas terão maior potencial de longevidade.

      Eliminar