2015/06/18

Redcoon apanha Fnac, Mbit e outras lojas a copiar as suas descrições


As lojas online não só vieram facilitar a vida aos consumidores que querem evitar a ida às lojas e as filas nas caixas de pagamento, como também veio facilitar a vida a quem tem que introduzir os dados dos produtos nas bases de dados. A Redcoon apanhou algumas lojas que têm simplificado o seu trabalho... copiando as suas descrições.

Fnac, Mbit, martiTEK , ClubeFashion, são apenas algumas das lojas que a Redcoon apanhou em flagrante com produtos nos seus sites cujas descrições continuam a fazer referência à Redcoon (e que a marca compilou num PDF, para a posteridade).



É de imaginar que as lojas visadas rapidamente corrijam a situação, mas à data de publicação deste artigo ainda era possível ver que as referências apareciam efectivamente nos seus sites, conforme indicado pela Redcoon (o que elimina a possibilidade de que pudesse ter sido apenas uma brincadeira com o Photoshop).

Sabendo a "seca" que é ter que introduzir descrições e características de produtos numa base de dados, posso dizer apenas que compreendo perfeitamente a posição de quem tenha sentido necessidade de acelerar o trabalho fazendo um copy-paste de outro(s) site(s). Mas da próxima vez o que o fizerem, se calhar convém estar um pouco mais atento ao que estão a copiar; a não ser que se queiram arriscar a levar com um destes "agradecimentos" como o que a Redcoon agora fez. :)


Como um dos nossos leitores referiu, uma simples pesquisa no Google revela uma assustadora quantidade de sites que tem feito copy-paste das descrições da Redcoon.

13 comentários:

  1. Pois, eu acho vergonhoso copiarem-se as descrições, para mais assim abertamente...
    Quanto muito, se queriam copiar, que o fizessem dos sites dos fornecedores. Agora, da concorrência... é mau, muito mau.

    Para quem cria, representa um custo
    Os que copiam, conseguem ter igual, com 1/10 do custo, ou menos...

    E mais: se foram apanhados desta forma tão básica, é porque é uma prática recorrente e seguramente a acontecer há bastante tempo! Nas primeiras vezes, certamente que tinham o cuidado de ler atentamente, mas depois, com o habito, já nem a isso se davam ao trabalho!

    Vergonhoso

    ResponderEliminar
  2. tristeza,então eles não têm o site dos fornecedores para copiar??mas a pesquisa no google assusta,são imensos a ter estas praticas!lol,fiquei a gostar da redcoon,pela coragem em denuncia-los e de uma forma original:)

    ResponderEliminar
  3. Torna-se ainda mais cómico depois de há vários meses atrás ter ocorrido precisamente a mesma coisa. A Fnac comete novamente o mesmo erro depois de ter sido identificada e "xingada" no facebook da Redcoon!.
    Se a memória não me falha, na altura, também a Worten foi apanhada a copiar pelo site da Redcoon!.

    Um dia destes copiam também os reviews que vão sendo feitos aqui pelo Aberto até de Madrugada. ;)

    ResponderEliminar
  4. De facto há que dar razão à Redcoon, mas quando o nome do PDF é "competenciaportugal" é pelo menos de mau gosto...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Note-se que é uma referência ao facto de poderem manter a imagem Portuguesa mais evidente apesar da origem e controlo espanhol...

      Eliminar
    2. Se não fosse você não iria reparar no nome do ficheiro, mas reparei noutra coisa, hospedaram no domínio espanhol, ou seja é mesmo como diz, é chacota do lado espanhol (isto de "nossos irmãos" só a impressa portuguesa é que gosta de dizer...)

      Ia publicar (e fazer publicidade) porque tudo o que meta mandar abaixo a FNAC eu apoio não seja o descumprimento pela lei europeia do consumidor já de forma descarada, assim nem uma nem outra ficaram bem vistas lol

      Eliminar
    3. Posso estar a dar uma "calinada" das grandes, mas "competencia" (em espanhol) significa "concorrência" em português... atendendo a que grandes cadeias de lojas / marcas gerem o mercado ibérico através do país de "nuestros hermanos", o nome do ficheiro não me choca, até acho que se justifica :)

      Eliminar
    4. O significado é exactamente esse e isso é que motivou o post. A "Iberização" da coisa, à semelhança da Coca Cola, Nissan, etc..

      Eliminar
  5. A Fnac só me serve para consultar preços e ter um valor comparativo, mais nada.
    Preços carissimos e ainda por cima a copiar, corja

    ResponderEliminar
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  7. Agora ja nao defendem os direitos de autor!
    Realmente pimenta no c* dos outros...

    ResponderEliminar
  8. Para lá da "produtividade" de replicar a ficha técnica de produtos fica a imagem de má qualidade de serviço de quem copia. Espera-se das lojas - FNAC ou outras - fidelidade na divulgação da informação e não falta de rigor.

    ResponderEliminar