2015/06/19

Torna os sites mais legíveis com o modo de leitura no Firefox

Nem sempre as opções estéticas e de design dos sites facilitam a leitura dos seus conteúdos. Felizmente, há browsers que podem dar uma ajudinha, como o Bruno Miguel nos explica já de seguida com o modo de leitura do Firefox.



Em 2012, o Firefox para Android recebeu um modo de leitura para ajudar a melhorar a leitura de conteúdos no browser. Até há pouco tempo, esta funcionalidade não estava disponível na versão para desktop, ficando no entanto corrigida com a chegada do Firefox 38. Só que a Mozilla já nos tem habituado a ativar algumas opções e/ou funcionalidades através de um método menos simples que o normal, e este modo de leitura não é exceção.


O que é o modo de leitura e como funciona



O modo de leitura não é mais que a ocultação de tudo o que pode ser considerado supérfluo no website a que estamos a aceder, mantendo apenas o conteúdo de texto principal com uma apresentação (mais) legível. Sempre que esta opção está disponível, aparece um ícone de um livro na barra de endereço - mas só depois de a ativarem, algo que iremos mostrar de seguida como fazer.


Como ativar


A ativação desta funcionalidade não é muito simples, mas também não é nada do outro mundo.

  1. digitar "about:config" (sem as aspas) na barra de endereço e pressionar a tecla enter
  2. clicar no botão com o texto "Serei cuidadoso, prometo!" para remover o aviso
  3. pesquisar pelo texto "reader.parse-on-load.enabled" (novamente sem as aspas) na caixa de pesquisa que aparece no topo da página
  4. Fazer duplo clique sobre o nome da preferência para passar o valor de "false" para "true"


Caso já tenham separadores abertos, terão que os recarregar e o ícone do livro passa a aparecer automaticamente nos sites em que o modo de leitura detectar o formato do site e distinguir o que "interessa" do que "não interessa" (haverá sites que, por um motivo ou por outro, não funcionará).


Nota final


Esta funcionalidade, melhora substancialmente a legibilidade de muitos sites, como é o caso de diversos sites estatais, que tendem a ter um tamanho de letra tão pequeno que mal se conseguem ler mesmo com os olhos colados ao ecrã.

Fica esta nota em rodapé. Pode ser que assim os web designers responsáveis por essas páginas se lembrem de que nem toda a gente terá uma visão "perfeita" e comecem a utilizar tamanho de letra mais generosos. (Ed. Afinal, com uma população cada vez mais envelhecida em Portugal, acho que também se terá que se ter em consideração que grande parte dos visitantes não veja tão bem quanto seria desejável. ;)


Por: Bruno Miguel

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)