2015/06/14

Vídeo Ultra HD 8K a 360º no YouTube


Não demorou muito. Poucos dias após termos visto os primeiros vídeos Ultra HD 8K a chegarem ao YouTube, eis que chega o primeiro vídeo 8K a 360º.

O cenário é o sempre fascinante Dubai, aqui com uma visão privilegiada sobre um aeroporto em timelapse que podemos controlar e apontar para onde quisermos. Para o processo de criação deste vídeo foram usadas 88 mil fotos, que foram combinadas em quatro vídeos timelapse, e que posteriormente foram novamente combinados para criar um único vídeo panorâmico a 360º.

O vídeo poderá obter o título de primeiro vídeo 8K a 360º, mas na verdade também servira para demonstrar que não basta um título ou descrição para que a sua qualidade esteja à sua altura. Na verdade, nem sequer em resolução Full HD o vídeo impressiona (e mesmo subindo para resolução 4K a qualidade da imagem é capaz de produzir a nitidez e detalhe que seria de esperar.) Falta saber se a culpa é mesmo da produção ou da compressão que o YouTube aplica, mas não deixará de relembrar que com a chegada do 4K, não bastará que os filmes e conteúdos anunciem "4K" para que realmente a sua qualidade seja substancialmente superior ao Full HD.

... Faz-nos lembrar o início da era da alta-definição, em que nalguns casos os filmes "Full HD" eram apenas os filmes convertidos de resoluções inferiores e sem qualquer qualidade adicional. Mas pronto... tinham o rótulo e para muitas isso bastava.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)