2015/07/11

A diferença das fitas LED SMD 5050 vs 3528


Há cada vez mais pessoas a recorrer à iluminação LED, e as fitas LED permitem fazer coisas que não seria possível fazer-se com outros tipos de iluminação. No entanto, no meio de tanta oferta, por vezes surge a pergunta, afinal qual a diferença entre as fitas LED "5050" versus as "3528"?

Fitas LED há muitas, e de muitos e variados estilos. Para começar, temos o comprimento total da fita (não se preocupem, pois é possível cortá-la "à medida"); temos também variantes que vêm isoladas dentro de tubos plásticos ou revestidas a silicone (adequadas para ambientes húmidos, como casas de banho, cozinhas, ou aplicação no exterior); a cor dos LEDs, e também a sua densidade.

Mas para além de tudo isso, será quase certo que entre as opções que vos aparecerem irão surgir duas referências que podem baralhar um pouco a decisão: fitas que dizem usar LEDs SMD 3528, e fitas que usam LEDs SMD 5050.




As fitas com LEDs 3528 estão normalmente disponíveis com comprimentos de 5m e 300 LEDs, com um consumo médio de 5W por metro, e gerando cerca de 220lm/m (duplicando estes valores para as fitas com 600 LEDs). Costumam ter secções de corte a cada três LEDs, só têm uma cor, e tradicionalmente eram as mais económicas.



As fitas com LEDs 5050 são de maior potência, pois os seus LEDs são "triplos" - o que também lhes permite estarem disponíveis em versões RGB coloridas, onde é possível escolher-se qualquer uma de milhões de cores disponíveis (embora também estejam disponíveis versões monocromáticas). A sua luminosidade pode chegar a ser o triplo das outras fitas, mas os consumos também podem triplicar, chegando a perto de 15W por metro. No entanto, para quem quiser uma fita que possa ser usada em substituição de outros tipos iluminação, ou que seja visível mesmo em ambientes com elevada luminosidade, serão a opção mais recomendada.


Actualmente, o diferencial de preços entre ambas as fitas já se tornou praticamente irrelevante. É possível encontrarem fitas LED 5050 de 5m RGB por apenas 10 euros (ou 25 euros se quiserem com fonte de alimentação e controlador RGB com tele-comando); ou ainda por valores inferiores se só quiserem luz monocromática - valor que as coloca ao mesmo nível das fitas LED 3528.


P.S. Importa também referir que já existem fitas com LEDs ainda mais recentes e eficientes, como os 3020 e 3014, que tendo dimensões mais compactas permitem aumentar o número de LEDs por metro para fitas LED ainda mais luminosas.

9 comentários:

  1. Eu coloquei leds numas sapatilhas... :)

    ResponderEliminar
  2. 5050 ou 3528 é uma referencia ao package dos LEDs smd. Essas referencias sao as mais usuais nas fitas de LEDs smd, mas fita que usam leds 5050, é porque sao leds 5x5mm, se usam leds 3528 é porque sao leds do tamanho 3.5x2.8mm, mas cada vez mais ha uma variedade enorme de fitas de LEDs com outros tamanhos/outros LEDs smd.
    A referencia usada para identificar os LEDs ou packages é segundo as dimensoes dos mesmos em milimetros ou polegadas. O package/referencia do 3825, também pode ser referenciado como led 1210 e o equivalente do 5050 é o 2020.

    ResponderEliminar
  3. e os LEDs 3020 e 3014 nao são mais ou menos eficientes que os 5050 e os 3528. O package/tamanho deles nao influencia a eficiencia deles, mas a sua tecnologia e o tipo de LED..

    ResponderEliminar
  4. E o que quer dizer o SMD?

    ResponderEliminar
  5. Estou a pensar substituir a régua fluorescente T5 G5 FHE28W/T5/840 de 4000K que queimou na cozinha, por uma solução de LED.

    As opções são, lampada tubular T5 de LED, ou fita de LED.

    O problema são os lúmens obtidos pelas soluções de LED. Enquanto a régua que tenho, garantia 2600lm com 28W por 1,2Mt, tudo o que já vi em LED vai no máximo aos 900lm/Mt (SMD 3014 120Led/Mt 9,6W/Mt 6000K) e grande parte ou são 2000K ou 6000K.

    Sabem qual a fita LED com maior relação lúmens por metro linear em 4000 Kelvin?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A eficiência dos LEDs actuais vai sempre deixar-te nessa gama de valores.

      Mandei vir recentemente uma destas da Amazon (há mais baratas, mas no meu caso dava jeito ter o sistema de orientação ajustável) e que é 4000K.

      Para fita LED, a melhor maneira de aumentares a luminosidade é simplesmente fazeres "mais passagens". Ou seja, se for crítico ter mesmo mais luminosidade, em vez de pores uma única "fila" da fita, pões várias em paralelo.

      (DO que tenho visto, não será fácil encontrar fitas com mais de 120 LEDs por metro, o que a par da dissipação necessária... não deixa grande margem de manobra para terem alta potência luminosa nesse formato)

      ... Mas podes sempre meter um projector LED debaixo dos armários... e depois andar de óculos escuros na cozinha. :)))

      Eliminar
  6. Pode ligar a fonte de 2 AP na fita de 5 metros da 3528

    ResponderEliminar
  7. Obrigado Carlos,

    Depois de muito procurar, acabei por comprar uma lâmpada LED T8/1 com 150mm, 21W/NW-NANO 4000K e respectiva armadura. Comprei ainda no mesmo sítio um interruptor básico que apliquei no interior da sanca. O resultado é excelente, tem mais luminosidade do que a anterior apesar de indicar menos lumens. E o mais interessante da situação foi o preço que paguei por tudo, 8€ veremos quanto vai durar :))

    Deixo umas fotos que apesar de não representar a realidade devido as atenuantes da máquina, dá para ter uma ideia.

    https://0rd44b.s.cld.pt
    https://ndidwu.s.cld.pt
    https://z3cdrf.s.cld.pt
    https://l6mzlw.s.cld.pt

    ResponderEliminar