2015/07/29

Alemanha obriga Facebook a deixar usar pseudónimos


O Facebook parece não ter descanso com as imposições europeias, e agora é a Alemanha a exigir que o serviço permita a utilização de pseudónimos pelos utilizadores.



A exigência parte de uma entidade de regulamentação da privacidade na Alemanha, na sequência de uma queixa de uma utilizadora que tinha ficado com a conta bloqueada por não usar o seu nome real. Esta entidade não só obriga o Facebook a aceitar a utilização de pseudónimos, como o proíbe de exigir cópias de documentos de identificação oficiais - como acontecia até ao momento, para desbloquear as contas.

Do lado do Facebook a posição é a de que a utilização dos nomes reais protege a segurança e privacidade das pessoas, garantindo que estão a falar e partilhar conteúdos com as pessoas reais - mas que vai completamente contra a posição desta entidade, que considera que a obrigatoriedade de usar os nomes reais é uma violação do seu direito à privacidade.

O Facebook tem-se tentado esquivar a estas questões, alegando que cumpre com as leis na Irlanda, onde está sediada na Europa, mas o organismo alemão diz que isso não o iliba de ter que cumprir também com as leis alemãs caso queira estar disponível neste país. Mais um caso que irá certamente complicar a vida às redes sociais que pretendam obrigar a utilização dos nomes reais dos utilizadores.

2 comentários:

  1. Acho que o Facebook não deveria aceitar fazer tantas cedências porque qualquer dia nem quero imaginar onde se vai parar! E não acredito que algum pais (a menos que se trate de uma ditadura) se atrevesse a bloquear o Facebook porque as pessoas não iriam aceitar. E acho que estas cedências só servem para afastar pessoas do Facebook. E no dia em que eu tiver mesmo que meter o meu nome real no Facebook para mim o Facebook acabou!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O facebook tal como qual outra empresa qualquer tem que cumprir as regras e leis aplicadas no País, se não gosta que se vá embora...Eu não tenho que dar dados oficiais meus num programa de brincadeira na net que as pessoas usam para se divertirem.

      Eliminar