2015/07/08

DeepStereo do Google é capaz de criar vídeos a partir de fotos


É incrível o que se consegue fazer com alguma matemática, e um dos mais recentes algoritmos de processamento de imagem do Google chama-se DeepStereo e capaz de recriar vídeos fluidos a partir de algumas fotos.

Lembram-se de coisas com o Photosynth e Hyperlapse da Microsoft? O resultado final pode parecer idêntico, mas aqui temos uma técnica diferente, pensada também para se aplicar a um problema diferente... como veremos já de seguida.

Enquanto a maioria dos sistemas de interpolação ou timelapse apenas nos apresentam imagens existentes (mesmo que redimensionadas e reposicionadas), este DeepStereo é um sistema que é capaz de criar imagens inteiramente novas com base em fotos existentes - e inferindo a estrutura 3D a partir das imagens 2D existentes.

Nada como um exemplo visual das suas capacidades, aqui mostrando um segmento criado com base em apenas seis fotos:


São resultados impressionantes, e que nos fazem pensar em inúmeras possibilidades... mas onde uma delas saltará imediatamente para o topo da lista: a criação de vídeos fluidos a partir das imagens do Street View. O Google tem biliões de imagens captadas no Street View, mas viajar por elas continua a ser uma experiência um pouco psicadélica. Recorrendo-se a este algoritmo, podemos ter um vídeo fluido e muito mais agradável que nos permite simular uma viagem com imagens do Street View.

Obviamente que esperamos que o Google não se fique por aqui. Outro candidato potencial seria aplicar este sistema ao "Auto Awesome" que actualmente já é capaz de criar vídeos bem interessantes de forma automática a partir de fotos e vídeos que colocamos no Google Photos. (E para aplicações ainda mais "inventivas"... que tal aplicar isto a um sistema de compressão de vídeo, que permitisse reduzir vários minutos de filme a uma dezenas de fotos?)

Mas até lá, ficamos a aguardar, com a esperança de em breve podermos ver isto em funcionamento aplicado no Street View do Google Maps.


1 comentário:

  1. Isto é que é de valor

    https://vimeo.com/63653873

    pena que o site oficial nao esteja a funcionar nao sei porque :(

    ResponderEliminar