2015/07/28

Google acelera a morte do Google+ e vai passar o "Latitude" para os Hangouts


Depois de tanto tempo a insistir no Google+ como ponto central (indispensável e obrigatório) de toda a experiência Google, a empresa dá uma volta de 180º e vai despromovendo-o cada vez mais. Agora, é o YouTube que diz adeus ao Google+, a que se seguirão outros serviços no futuro.

Desde a saída de Vic Gundotra, o grande nome por trás do Google+, que o serviço ficou com o futuro ensombrado. Embora nos fossem dizendo que o serviço continuava a ser importante, as acções do Google foram demonstrando o contrário, com coisas que tinham sido anexadas ao Google+ a irem sendo desagregadas e separadas (como o recente caso do Google Photos).

Agora, temos mais uma acção que demonstra bem as intenções do Google em fazer esquecer a era do Google+ o mais rapidamente possível. O Google+ deixará de ser imposição obrigatória para quem quiser usar serviços do Google, começando pelo YouTube (um pouco caricato, depois de terem obrigado os utilizadores do YouTube a usarem o Google+ praticamente à força), e alargando-se a todos os restantes serviços.

O Google revela também que a despromoção do Google+ não se fica por aqui, indicando que também irá perder a partilha de localização (o ex-Google Latitude) que passará a ser integrado nos Hangouts. Na prática, o Google+ parece ficar reduzido a um local para partilha de notícias, com comentários... o que acaba por ser uma descrição bastante aproximada do que se podia fazer no defunto Google Reader.

... Se calhar, se não tivessem forçado tanto a adopção do Google+, talvez as coisas tivessem tido um desfecho bem diferente deste a que agora se assiste.

3 comentários:

  1. Se tivessem começado por fazer um bom perfil da conta Google, com toda a informação que tem hoje, e só depois mais tarde introduzir um novo serviço de partilha, acho que teria sido diferente.

    O problema do youtube foi ser obrigatório o g+ com nome real caso contrario se com a conta google tivessem acesso ao g+ e não o utilizassem não vejo qual seria o problema. Estava lá o perfil privado.. que acho que é o que vai acontecer. Tens uma conta/perfil Google e depois vais acabar por poder usar numa app de google streams ou algo do género. Todos os serviços Google por sua vez vão poder partilhar para lá.

    ResponderEliminar
  2. Por enquanto convém não se "deletar" a conta Google+, caso contrário lá se vai a conta Youtube... Ao que parece será faseada a "desagregação" de serviços...

    ResponderEliminar
  3. Para quem utiliza fará alguma falta, mas era quase inevitável que isso acontecesse. Um serviço que nunca disse a que veio. Tentou ser um pouco de tudo e nunca foi o melhor em nada. Lembra o pato: voa, nada e anda, mas não faz nada disso bem. Quis ser rede social, mas já havia o Facebook, quis ser repositório de fotos, mas já lá estava o Instagram, quis ser um site de posts curtos, mas já havia o Twitter. Não fará falta, ao contrário do citado Google Reader.

    ResponderEliminar