2015/07/07

Google lança Material Design Lite para a web


O Google está extremamente orgulhoso do seu Material Design e agora facilita a sua utilização na web com a disponibilização deste Material Design Lite, uma framework que simplifica a criação de todo o tipo de páginas web com bom aspecto.


Este Material Design Lite (MDL) é um conjunto de componentes, estilos e templates, com os quais o Google quer facilitar a utilização destes elementos em qualquer página web sem interferir com tudo aquilo que já existe e possa estar a ser utilizado.

Para além de ser extremamente "leve" (apenas 27KB), usar os componentes deste MDL é extremamente simples (bastando adicionar algumas classes aos elementos standard HTML). E se isso não for suficiente, há um conjunto de templates que podem ser usados como base para sites de diferentes estilos:



Criar sites como blogs, sites informativos com grandes quantidades de tecto, ou até de simples páginas para visualização de dados, pode agora ser feito de forma facilitada e ficar com muito bom aspecto ... mesmo por quem não tenha grande jeito para o design. Obviamente, tudo isto está preparado para se adaptar automaticamente a todo o tipo de dispositivos, quer o site esteja a ser visto num monitor de um computador, ou no ecrã mais reduzido de um smartphone, com todas as transições a seguirem as regras que o Google definiu para o seu Material Design.

Depois de várias frameworks que surgiram com o objectivo de trazer o Material Design para a web, eis que se tornam desnecessárias, com a chegada deste Material Design Light "oficial" vindo do Google.

3 comentários:

  1. Para quando uma pequena remodelação material design aqui no site? Heheh

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem fazia falta... mas depois vemos remodelações como estas:
      http://abertoatedemadrugada.com/2015/07/remodelacao-do-olx-deixa-utilizadores.html
      ... e penso que mais vale ficar quieto! :)

      Eliminar
    2. Bem eu acho que por vermos algums exemplos como esse sabemos o que fazer...ou melhor o que NAO fazer :D

      Faz aos poucos nada de muito radical, quando deres por ela MATERIALDESIGN ALL OVER THE PLACE :)

      Eliminar