2015/07/13

Google Photos continua a fazer backup das fotos mesmo depois de ter sido desinstalado


As críticas de que os sistemas mobiles são cada vez mais difíceis de entender e dominar não são de agora, e temos mais um caso que lhes vem dar razão: os utilizadores de Android que optem por desinstalar o Google Photos pensando que isso acabará com o backup das suas fotos, poderão ficar surpreendido por descobrir que afinal as suas fotos continuam a ser enviadas para o Google.

Para a grande maioria das pessoas, saber que as nossas fotos são enviadas para o Google Photos poderá ser um factor de descanso, sabendo que caso o seu smartphone se avarie (ou seja roubado), as suas fotos estarão em segurança - para não falar de todas as compilações automáticas "auto-awesome" que o Google faz.

Mas nem todos terão a mesma opinião, e serão esses que mais criticarão o facto de que, o backup das suas fotos poderá continuar a ser feito mesmo desinstalando a app do Google Photos.

A confusão terá origem no facto desta definição de backups estar a cargo do Google Settings e não directamente da app do Google Photos; pelo que, se tiverem activada a função de backup, mesmo que desinstalem a app, o parâmetro continuará activo e as fotos continuarão a ser enviadas para o Google. Se desejarem evitá-lo, terão que ir ao Google Settings e desactivar o backup das fotos - coisa que passará despercebida à grande maioria dos utilizadores.

Depois não se esqueçam de verificar todas as outras apps que podem estar a fazer coisa idêntica (Facebook, Dropbox, OneDrive, Flickr, etc. - se bem que nestas, se as desinstalarem, acaba-se a sincronização.)

1 comentário:

  1. Graças ao backup google photos não preciso de incluir no icloud backup as fotos da camara, ficando só os dados das APP e enfins, assim não preciso de pagar para ter mais de 5Gb (uso iphone e Ipad)

    ResponderEliminar