2015/07/04

NOS esquece-se de renovar domínio nos.pt e fica offline


Parece que nem as grandes empresas escapam a alguns pequenos grandes erros, como o esquecimento de renovar o seu domínio principal, como agora aconteceu com a NOS, fazendo desaparecer toda a sua presença online.

Se tentarem aceder, sem sucesso, ao site nos.pt, não se preocupem que o problema não é do vosso computador ou da vossa ligação de internet. O problema é mesmo do domínio, que não foi renovado pela NOS e se encontra em processo de pré-eliminação, como comprovado por uma simples pesquisa whois.


A NOS deveria ter renovado o domínio até ao dia 1 de Julho de 2015, coisa que não aconteceu - e que agora faz a empresa passar por uma enorme vergonha (para não falar também em prejuízos, uma vez que muitos dos seus clientes ficarão impedidos de aceder aos seus serviços). Não tendo sido feita a renovação, o domínio fica pendente para eliminação durante um período de 30 dias, durante o qual apenas poderá ser renovado em nome do seu anterior titular, e só posteriormente fica livre para ser registado por qualquer outra pessoa.

Não sei se a Marie Abreu que surge referenciada como responsável técnico ainda estará a trabalhar na NOS e se será da sua responsabilidade manter o domínio em funcionamento, mas seja como for, imagino que mesmo a estas horas da madrugada algumas pessoas da NOS estejam a ser acordadas em sobressalto para tentarem resolver o problema (não sei se conseguirão, uma vez que o DNS.pt supostamente só funciona em horário "normal" - o que poderá adiar a resolução da situação para a próxima segunda-feira.)

Actualização: afinal é algo que podem resolver por eles próprios através do site DNS.pt... isto se alguém na NOS souber a password para aceder ao serviço.


.... Bem... nos tempos em que a ZON até tinha uma excelente presença no Twitter, seria simples terem esse canal de comunicação alternativo e dar um IP directo para desenrascar. Mas como optaram por fechar essa via... vamos lá ver o que eles fazem.

Actualização #2: já renovaram o domínio até 2020 e o site já se encontra acessível novamente.


P.S. Se estiverem mesmo absolutamente desesperados para acederem ao site, podem tentar adicionar a entrada nos.pt com o IP 195.23.128.60 ao ficheiro hosts, para verem se conseguem aceder. Sinceramente, nem experimentei para ver se dá efectivamente, que com as experiências que tenho tido com eles, parece que escolhi o momento certo para mudar para a Vodafone. ;P

11 comentários:

  1. Respostas
    1. É porque ainda tens o DNS/IP em cache. Mas deixa propagar a "falta de pagamento" e também desaparecerá.

      Eliminar
    2. Mesmo no OPO tudo ok!

      Eliminar
  2. Quem é cliente NOS consegue aceder ao site; foi o que consegui apurar - e não, não estava em cache no pc do utilizador em questão.
    Mas, está muito bonito isto :p

    ResponderEliminar
  3. Já está tudo fora do ar!

    ResponderEliminar
  4. A Marie Abreu não parece ser das TI. https://pt.linkedin.com/pub/marie-claire-abreu/91/bb4/443

    Renovaram até 2020 :)

    ResponderEliminar
  5. Ai que palhaçada os responsáveis que metam um saco na cabeça, nunca vi tamanha incompetência!

    ResponderEliminar
  6. É caso para dizer:
    Há mais em NOS, excepto competência.

    ResponderEliminar
  7. E quando a Zon tinha Twiter. E um gajo podia reclamar a dizer que tava sem serviço. Era uma boa forma de comunicação e dava para um gajo reclamar de tudo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só se fosse na Zon, a MEO manda uma cartinha com texto genérico fosse qual fosse a reclamação. Really? Twitter -> carta ?!! WTF ?!??!!
      A lenga-lenga era sempre a mesma:
      Bla bla bla, em resposta à sua questão nas redes sociais, bla bla bla
      É que nem se davam ao trabalho... enfim... também não se pode esperar muito deles :D :D :D :D

      Eliminar