2015/07/13

RTP passa a emitir em 16:9


Demorou, mas finalmente, a partir de hoje (13 de Julho de 2015), a RTP começará a emitir todos os seus programas em formato 16:9. Uma medida que há muito era aguardada, e que já deveria ter ocorrido há bastante tempo.

Era incompreensível (e ainda é, para os restantes canais que ainda emitem em 4:3) como é que numa altura em que os televisores 4:3 já são autênticas raridades, houvesse estações a emitir neste formato - e ainda mais quando se teve a excelente oportunidade, da transição das emissões analógicas para a TDT, para se dar o salto para as emissões em 16:9 e em alta-definição.

Infelizmente, todos sabemos como o processo da TDT foi um desastre no nosso país, e para o qual parece não haver grande vontade para o corrigir; sendo uma miragem que algum dia por cá tenhamos uma TDT ao nível da que existe noutros países, com dezenas de canais disponíveis, e que tornam dispensável o recurso aos serviços de TV por cabo para efeitos de "ver televisão".

Mas pronto, já não será mal poder ver a RTP sem ter que imaginar se os apresentadores e apresentadoras estão mais inchados do que deviam devido à distorção da imagem para encaixar o 4:3 num ecrã 16:9, sendo que agora a grande incógnita é: e para os restantes canais nacionais... demorará muito para que também ele digam adeus ao 4:3?


... Quanto a formatos Ultra HD 4K e HDR, o melhor é nem pensar nisso, mesmo que estejam dispostos a esperar sentados em frente ao televisor.

8 comentários:

  1. Como nao vejo tv é naquela :b
    Ainda para mais só tenho um lcd cá em casa, as outras 4 tvs sao 4:3 xD enquanto nao avariam não vou deitar fora :p por isso nao sei até que ponto serão tao raridade xP

    ResponderEliminar
  2. Será mesmo todos os programas, ou apenas os de informação, como dizem na imagem?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A RTP já transmitia os formatos de entretenimento, desporto e alguns programas de informação desde Janeiro de 2013. Só faltavam os noticiários.

      Eliminar
  3. A maior parte das pessoas nem sequer se dá conta da mudança.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não subestimes a capacidade de algumas pessoas a detectar se os apresentadores engordaram/emagreceram uns quilos! (Mesmo que seja devido ao factor "distorção"! :)

      Eliminar
  4. E o teletexto ainda funciona, embora em 4:3.

    ResponderEliminar
  5. Como é que possível que tenham demorado tanto tempo.... mas também concordo com alguns dos comentários anteriores a muita gente que nem vai dar por isso ou melhor. Continuam a preferir a imagem a 4/3 que enche o ecrã ;)

    ResponderEliminar
  6. A RTP já transmitia os outros programas em 16:9 desde 2013, só faltavam mesmo os programas de informação.
    Pior do que a demora da RTP é o facto de a SIC e a TVI continuarem a transmitir TODOS os programas ainda em 4:3.

    ResponderEliminar