2015/07/03

Scribd diz que assinaturas não cobrem pagamento "por leitura" aos autores


A questão da justa compensação dos autores continua a estar na ordem do dia, e agora é o Scribd que é confrontado com a situação do seu sistema não dar para pagar as contas... por causa dos leitores que lêem muito.

O Scribd é um serviço que, mediante o pagamento de uma mensalidade fixa, dá acesso a vasto catálogo de ebooks que podem ser lidos de forma ilimitada - o equivalente a uma biblioteca digital. É um sistema que, tal como muitos outros que prometem acesso ilimitado, assenta no pressuposto que a grande maioria dos seus utilizadores não irá tirar partido de tudo aquilo a que tem acesso.

O problema é que ao contrário de outros serviços, o Scribd comprometeu-se a pagar um valor fixo aos autores, por cada leitura que fosse feita dos seus livros; e agora é confrontado com a situação de ter clientes que realmente lêem "demasiados" livros, fazendo com que o valor cobrado pela mensalidade não chegue para pagar o que foi prometido aos autores.

As condições prometidas pelo Scribd são realmente mais atractivas para os autores, mas como se vê... podem não ser sustentáveis. Noutros serviços ilimitados, como o da Amazon, ou o Spotify na música, a distribuição do valor pago aos artistas resulta de um bolo fixo por mês em função do número de assinantes, e não directamente da quantidade de vezes que estes lêem/ouvem cada conteúdo (embora isso sirva para calcular a percentagem que irão receber).


Sinceramente... não sei se alguma vez se conseguirá chegar a um consenso sobre qual será o sistema ideal, ainda para mais tendo em quanto que uma fórmula que resulte para um artista ou escritor famoso, poderá não resultar para autores menos populares e conhecidos. Enfim, será esse o grande desafio que terá que ser explorado e resolvido nesta era do streaming... e de preferência, de modo a que os ditos autores e artistas fiquem menos dependente dos intermediários - que são os que verdadeiramente reclamam dos novos sistemas de distribuição em nome dos artistas.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)