2015/07/15
Toyota recolhe mais de 600 mil Prius+ e Auris híbridos para actualização de software
Se pensam que é chato serem confrontados com uma mensagem de que é necessária uma actualização no computador ou smartphone, imaginem o que é ter que o fazer em mais de meio milhão de automóveis, como agora acontece com a Toyota.
Uma falha de software poderá levar ao sobreaquecimento de uns transístores que, se danificados, poderão fazer com que o carro entre em modo de segurança com potência reduzida, ou a sua completa imobilização. Este problema afecta os modelos Prius+ e Auris híbrido, fabricados entre Maio de 2010 e Novembro de 2014, sendo que 160 mil dos quais estarão em circulação na Europa.
Em Portugal, o número de veículos afectados será de 821 Auris híbridos e apenas 47 Prius+, segundo informações da Toyota Caetano Portugal, que tenta minimizar a ocorrência dizendo que estas actualizações são algo normal e habitual e que não deverão ser motivo de preocupação. A empresa vai contactar todos os proprietários dos veículos por carta registada, para que agendem a sua visita a uma oficina autorizada para procederem à actualização do software, numa operação que deverá demorar cerca de meia-hora, sem qualquer custo para o cliente.
Interrogo-me quantos mais casos de actualizações semelhantes terão que ocorrer até que os fabricantes descubram que será mais eficiente (e económico) disponibilizar uma ligação wireless para permitir fazer actualizações remotamente?
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Já há muitos carros que, pelo menos em teoria, poderia fazer actualizações OTA, aproveitando o emparelhamento com telemóveis ou mesmo com redes wi-fi.
ResponderEliminar