2015/07/10

Usa mais "estrelas" para gerires o teu email no Gmail


Se usas frequentemente a estrela para marcar os emails importantes no Gmail, e já deste contigo a pensar que seria bom ter diferentes estilos de estrelas e marcadores para uma melhor organização - será talvez com surpresa que descobrirás que isso é algo que já podes fazer há muito.

Gerir o email é algo que pode oscilar entre o super-simples e o extremamente complexo e moroso, dependendo da importância a que dão ao email e também à quantidade de emails com que lidam diariamente.

Distinguir emails importantes dos demais é uma das funcionalidades básicas que se podem pedir, e no Gmail isso é feito recorrendo a uma estrela para os marcar como favoritos. O que muitas pessoas poderão não saber é que dando um salto aos settings, descobrirão uma opção que permite usar mais que uma única estrela para o fazerem:


Nos settings do Gmail, temos a opção para usar o sistema normal, com uma única estrela, ou então adicionarmos estrelas e marcadores extra (com configurações pré-definidas para 4 estrelas e "todos"). Só têm que arrastar os marcadores que desejarem para a lista dos que estão em uso, e já está.

Com esta opção activada, ao clicares na estrela num email, o símbolo utilizado irá rodando pelas opções disponíveis - para quem escolher 4, significa que poderá clicar 4 vezes para seleccionar a estrela pretendida (para quem as activar todas, terá que se divertir um pouco mais com cliques extra. :)

Cada uma delas tem um código associado: yellow-star; green-star; purple-star; orange-star; red-star; blue-star; red-bang; yellow-bang; green-check; blue-info; orange-guillemet; purple-question (que podem ver parando o rato sobre cada um dos símbolos) - e é este código que poderão usar para fazer uma pesquisa rápida pelos emails com cada símbolo específico; por exemplo pesquisando por: "has:purple-question".

Se estiverem a pensar fazer pesquisas frequentes destes casos, podem activar a funcionalidade "Quick Links" no Gmail Labs, que vos deixa criar uma secção com pesquisas personalizadas no Gmail, facilitando a sua utilização.

6 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Mas... e desculpem a ignorância, eu não percebo nada disto... (-_-'), como é que colocamos as diferentes estrelas nas mensagens? Apenas aparece a estrelinha amarela vazia que preenche quando clicamos nela. Como é que fazemos para colocar uma das outras em vez dessa?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Nos settings do Gmail, temos a opção para usar o sistema normal, com uma única estrela, ou então adicionarmos estrelas e marcadores extra (com configurações pré-definidas para 4 estrelas e "todos")." :)

      Eliminar
    2. Sim, essa parte eu percebi. Foi o que explicaram no post. xD O que eu não percebi é como colocá-las nas mensagens. Como disse no meu comentário "Apenas aparece a estrelinha amarela vazia que preenche quando clicamos nela. Como é que fazemos para colocar uma das outras em vez dessa?"

      Eliminar
    3. Ah, já descobri! Basta ir clicando em cima do lugar da estrela e ela vai mudando entre as outras opções. De qualquer das formas, obrigada.

      Eliminar
    4. O que interessa é estar resolvido! :)

      A ordem com que vão mudando é a ordem pela qual as colocares nas configurações.

      Eliminar