2015/07/26

Veeco será feito em Gaia e chega em 2016


Depois de ter sido revelado em 2012, este desportivo eléctrico Português parecia ser mais um projecto que se tinha ficado pelas boas intenções - mas agora parece demonstrar o contrário, com a promessa de que chegará às estradas já no próximo ano, e a ser feito aqui mesmo, em Gaia.

O Veeco é um automóvel eléctrico feito em Portugal, e que não esconde as ambições desportivas. Quem vir a sua frente ao olhar para o espelho retrovisor sentirá o desejo de sair da frente o mais depressa possível para o deixar passar... e nessa altura descobrir que afinal este carro é um pouco diferente... pois só tem uma roda atrás.


Esta decisão - de ter apenas três rodas - não foi acidental. O "carro" está registado como motociclo de três rodas, facilitando enormemente o processo de homologação, e tendo como vantagem adicional a possibilidade de ser conduzido por jovens a partir dos 16 anos na sua versão de 15kW.

O Veeco é um veículo 100% eléctrico que pode ser recarregado em qualquer tomada, e cujos criadores dizem que terá um consumo de apenas 1 euro por cada 100 quilómetros se for recarregado durante a noite usando a tarifa bi-horária. A autonomia da versão base é de 200 quilómetros, mas duplica no caso de quem optar pelas versões mais potentes, que podem atingir os 160Km/h de velocidade. Os preços deverão rondar os 23-25 mil euros, e agora é só esperar pelo início de 2016 para o começarmos a ver nas nossas estradas.



Como curiosidade, o Veeco será produzido pela Fibrauto em Gaia... que fica a menos de 1Km de minha casa. (Se por acaso fizerem test-drives de cada unidade produzida, parece-me que vou ver muitos a circular por aqui! :)

5 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Curioso, a fibrauto fazia componentes em fibra agora vai alargar a produção para montagem de mecânica e afins, espero que tenham sucesso, faz falta projectos desses em Portugal, embora o preço não ajude. (Moro a 2 kms da fibrauto por isso devemos ser vizinhos :-)

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  4. Com um preço tão elevado e um design tão pouco atractivo, parece-me ser um projecto de alto risco. Duvido que se venda muito.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "...design tão pouco atractivo..." onde ?!?!
      Acha o design MUITO interessante, e com enorme potencial para evolução e capacidade de ter boas vendas (o preço ainda é "indicativo")

      Eliminar