2015/07/07

Windows 10 dá 30 dias para que mudes de ideias


Já sabemos que o Windows 10 vai ficar disponível gratuitamente para quem já tiver um Windows 7 ou 8 legal; e também já sabemos que dificilmente conseguirão fazer o upgrade no dia 29 de Julho. O que também será interessante saber é que, a partir do momento que fizerem essa actualização, terão 30 dias para poderem mudar de ideias e regressarem ao Windows anterior que tinham.

Segundo um site alemão, os utilizadores terão 30 dias para poderem fazer o downgrade para o Windows antigo após instalarem o Windows 10. Uma situação que visa descansar aqueles que queiram experimentar o Windows 10 mas tenham o receio de poder não gostar do novo sistema operativo - ou então de se confrontarem com algum bug que impeça a sua normal utilização.

Aliás, para um sistema que está a poucas semanas de chegar a milhões de computadores em todo o mundo, não deixará de ser um pouco preocupante que existam ainda bastantes bugs a serem relatados quase diariamente (como um que pode encher todo o espaço livre do disco, criando centenas de milhares de ficheiros na pasta Ddosvc.) Mas... vamos acreditar que a Microsoft está ao corrente de todos eles e que são de fácil correcção (embora, tal como acontece nos videojogos, será mais que certo que no dia do lançamento oficial, haverá uma boa dose de actualizações disponíveis para corrigir aspectos detectados desde a finalização da versão "rtm", que acontece esta semana).

Que pensam deste Windows 10? Estão com pressa para fazer a actualização dos vossos computadores, ou vão deixar passar algum tempo para ver o que acontece, antes de se aventurarem na transição do vosso Windows? (A mim, parece-me que quem tiver um Windows 8 não perderá nada em saltar para o Windows 10 assim que puder; mas para os utilizadores do Windows 7, a decisão terá que ser um pouco mais ponderada - mesmo com o Windows 10 a ter reimplementado coisas como o Start Menu.

12 comentários:

  1. Estou a usar o W10 desde abril, em "fast ring" (tenho os updates logo mal saem), e desde as ultimas compilações ( 10158, tenho estado com a 10159 e vou instalar hoje a 10162), que acho que está completamente funcional. um erro aqui ou acolá, mas nada que também não se veja no W7 e W8.1 (que tambem uso, noutras maquinas)

    ResponderEliminar
  2. Deixei o portátil a fazer a actualização da 10130 para a 10162 e mais uma vez, qd me levantei estava parado nos 86% (já me aconteceu anteriormente ao tentar actualizar para a 10158/10159).

    Deixei-o continuar mas duvido que finalize a actualização.

    ResponderEliminar
  3. Uma das coisas que me chateia no windows 10 é que a sincronização será selectiva, tal como no dropbox e outros, e vai abandonar o sistema de placeholders que permite que todos os ficheiros sejam visíveis, ocupando uma pequena fracção do espaço total real, e que são transferidos na íntegra no momento em que são acedidos. Esta funcionalidade é-me muito útil principalmente com as fotografias que assim estão disponíveis para acesso no PC mas só ocupam espaço quando são transferidas.

    Aliás, não tenho nada contra o W8.1, acho muito funcional, tirando alguns bugzitos que não incomodam muito. Veremos como se sai o novo W10

    ResponderEliminar
  4. Eu tenho um bug no wallpaper em que o slideshow não funciona

    ResponderEliminar
  5. Pergunta parva: como desativar o pedido do código PIN quando o Windows inicia?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O modo de remover depende da versão do Windows, mas se não me engano é no painel de controlo->utilizadores. No W8 só é possível se se estiver a usar uma conta local

      Eliminar
  6. Eu mudei de portátil há dias e ainda me estou a habituar ao W8... por isso acho que não tenho coragem para experimentar o W10 ainda...

    ResponderEliminar
  7. E perde-se tudo o que instalámos no pc e o conteúdo das pastas ???

    ResponderEliminar
  8. Eu tenho dual boot no meu portátil e uso 99% das vezes o Mint, por isso vou deixar a poeira assentar e só depois instalar o Windows 10.

    ResponderEliminar