O mundo do entretenimento está a preparar-se para a chegada em força da realidade virtual, sabendo que a procura por conteúdos será a primeira coisa que alguém que compre um destes óculos irá fazer. A 8i que estar na linha da frente, proporcionando vídeos de verdadeiro aspecto holográfico.
Muitas têm sido as experiências e projectos que visam criar uma experiência cinematográfica que funcione em realidade virtual; e que na prática se limitam a ser filmes panorâmicos que nos deixam olhar para qualquer lado em vez de vermos apenas aquilo que a câmara tradicionalmente nos mostraria. Mas este 8i aposta num conceito completamente oposto.
Em vez de captar uma cena com uma câmara de gravação a 360º, inverte o processo e usa dezenas de câmaras dispostas em redor do sujeito a ser filmado, criando uma verdadeira digitalização 3D "lightfield" que permite recriar a cena vista de qualquer ponto de visão.
Ou seja: em vez de um filme VR em que estamos no centro e podemos olhar para qualquer lado em nosso redor; aqui podemos movimentar-nos em redor do sujeito filmado, podendo ver o que se passa nas suas costas, ou por cima, ou de lado, etc. etc. Eventualmente, lá chegaremos ao ponto que este tipo de tecnologias seja combinada, permitindo criar ambientes completamente imersivos... ao estilo Holodeck do Star Trek (desde que se usem óculos VR. :)
Por agora, este 8i destina-se principalmente a pequenos clips de "vídeo", pelo que o podemos equiparar aos primeiros GIFs animados ou serviços que nos mostravam vídeo na internet (tipo RealPlayer, com vídeos medidos em resoluções de dezenas de pixeis em vez de milhares.)
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)