2015/08/21

Android e iOS só deixam 3% do mercado para os concorrentes


Como vão longe os tempos em que Android era sinónimo de apenas um único smartphone, e o iOS ainda ia enfrentando as dúvidas de que pudesse, algum dia, destronar a Nokia. Agora, Android e iOS acumulam 96.8% das vendas do último trimestre, o que não deixa qualquer margem para dúvidas.

Segundo as estatísticas da Gartner, a venda de smartphones a nível mundial no último trimestre dividiu-se entre os 82.2% para os Android e os 14.6% para os iOS, deixando apenas 2.5% para os Windows e 0.3% para os BlackBerry (que já ficam abaixo dos 0.4% dos "outros").

Embora o vencedor indisputável seja o Android, será interessante ver que perdeu 1.6% relativamente ao ano passado, enquanto que o iOS cresceu 2.4%. Algo que se torna ainda mais significativo considerando que a plataforma Android tem tido novos lançamentos de equipamentos ao longo do ano (Galaxy S6, LG G4, etc.) e que nos iPhones o pico habitual de vendas surge com o lançamento dos novos modelos (que se esperam para o próximo mês).

Resta agora saber até quando é que a fórmula da Apple irá funcionar... pois do lado do Android já se começam a fazer sentir - e bem - o efeito que os smartphones económicos de empresas como a Xiaomi estão a ter no segmento dos topos de gama com preços elevados. Até quando irá a Apple convencer o mercado a comprar iPhones de 700, 800 e mais euros; ou, será que, tal como a Apple revelou estar atenta ao apetite do mercado pelos smartphones de maiores dimensões, também estará atenta à necessidade de ter novos iPhones a preços mais concorrenciais?

1 comentário:

  1. A Apple venderá ao preço que bem lhes apetecer enquanto mantiver a qualidade que tem no fabrico e desenho dos seus smartphones e enquanto tiver a hype toda em volta de um novo anúncio, e no caso específico em Portugal, continuará a vender enquanto a maioria das pessoas pensar que ao comprar um iPhone estará a pertencer a uma "elite" (ideia que eu, sendo dono de um iPhone, considero ridícula). Ter um "culto" e muitos fans traz por si só uma procura louca, algo que dificilmente os outros fabricantes terão. Quanto ao Windows, está a ir no bom caminho, mas com tantos modelos Android, as pessoas nem vão parar para pensar numa plataforma que infelizmente desconhecem...

    ResponderEliminar