2015/08/03

Carros que aparecem na app do Uber não são reais


Uma das coisas que os utilizadores do Uber frequentemente fazem para explicar o funcionamento do serviço aos amigos, é abrir a app e mostrar os carros disponíveis que estão nas imediações. No entanto, esses carros que aparecem não são reais.

Quando se abre a app do Uber numa zona onde o seu serviço está disponível, é frequentemente vermos uma pequena frota de carros a circular no ecrã nas nossas imediações. No entanto, esses carros não são reais e visam apenas dar uma indicação visual do número de carros disponíveis.

Esse facto comprova-se facilmente quando os carros apresentados na app estão a poucos metros de distância do local onde nos encontramos, mas a previsão do tempo de chegada indica vários minutos - havendo também indicação de vários condutores a quem a empresa disse que esse ecrã é, para todos os efeitos, um "screen-saver" com o objectivo de entreter os utilizadores (as imagens que são apresentadas nas apps usadas pelos condutores são outras.)

Não me parece que este pormenor seja prejudicial para os clientes, pois na verdade o que lhes interessa é o tempo que demorará até um carro os recolher - e facilmente se percebe que haja outros motivos por trás desta decisão: com a polémica que rodeia o serviço, ter a localização correcta em tempo-real dos seus veículos seria o equivalente a torná-los num alvo.

Em suma... usem o Uber sempre que precisarem, mas não se admirem por os carros que tiverem ali perto na app afinal não corresponderem a carros reais.

1 comentário: