2015/08/10
Como o Chrome conquistou o mundo em menos de 5 anos
Tal como os grandes impérios, também os reinados dos browsers estão sujeitos aos ciclos de domínio e queda; e actualmente, o grande conquistador é o Chrome do Google.
O ano de 2008 não parece ter sido assim tão distante, mas leva-nos de volta a um tempo em que o Internet Explorar dominava praticamente todo o mundo, com excepção de alguns poucos locais onde o Firefox mantinha a preferência.
Depois, ano após ano, verificamos que o Internet Explorer foi perdendo terreno, primeiramente para o Opera; mas que chegado a 2011, com o surgimento (ainda tímido) do Chrome, ficou com o seu destino definitivamente traçado. Em menos de 5 anos o Chrome tornar-se-ia no browser mais popular em praticamente todos os países do mundo, e dando-se o caso curioso de haver mais países onde o Firefox é mais popular, do que países que prefiram o Internet Explorer.
De qualquer forma, já sabemos que nenhum império dura para sempre, e que inevitavelmente também o Chrome será derrubado por um qualquer novo browser que venha a surgir. Poderá ser o Microsoft Edge que vem com o Windows 10 esse novo "conquistador"? Ou será que o Chrome ainda poderá permanecer descansado por mais alguns anos?
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Tenho vindo a utilizar o Edge desde o W10 preview e posso dizer que deixei o Chrome e não tenho planos para regressar para ele. Noto apenas alguns crashes e falta o Adblock mas de resto está 5*
ResponderEliminarNão mudo para o Edge tao cedo.... já agora:
Eliminarhttp://www.slate.com/articles/technology/bitwise/2015/08/windows_10_privacy_problems_here_s_how_bad_they_are_and_how_to_plug_them.html
Usei o Edge durante alguns dias e não achei nada demais, tem várias falhas e um mau design. Voltei logo para o Chrome!
ResponderEliminarPara mim um dos fatores eliminatórios é cross-platform. Logo, o Edge está somente instalado sem qualquer tipo de utilização. Além disto sinceramente não achei a usabilidade apetecível, experimentei mas o primeiro impacto não foi positivo.
ResponderEliminarContinuo com o Chrome no entanto nutro um "carinho" pelo Firefox mas a dada versão consumia mais memória que o Chrome e então resolvi escolher este último...mas tenho de experimentar as novas versões do FF porque pode ser que as coisas já estejam diferentes.