2015/08/30

Como se faz o vidro plano moderno?


O vidro é um dos elementos que faz parte da nossa vida diária, mas a maioria das pessoas poderá nem sequer saber como é que actualmente podemos desfrutar do vidro perfeitamente plano e sem distorções.

O vidro tornou-se algo tão comum na nossa sociedade que já nem sequer damos por ele em tudo o que nos rodeia...excepto quando parte: portas, janelas, mobiliário, é praticamente impossível olharmos para qualquer lado sem que tenhamos algo de vidro pela frente. Mas embora o processo de criação de vidro seja conhecido há muitos milhares de anos, a sua produção na forma plana que conhecemos actualmente é algo bem mais recente, inventada na década de 50 por Sir Alastair Pilkington.

Não se pense no entanto que só no século XX se tinha vidro plano. A produção de vidro plano já tem também milhares de anos, mas os seus métodos de fabrico eram bastante complexos (e dispendiosos), e resultando em painéis de vidro contendo maiores ou menos deformações dependendo do método. É algo que faz com que um vidro antigo "salte à vista", parecendo estar ligeiramente enrugado (um dos processos consistia em fazer um cilindro de vidro, que depois era cortado e planificado.)

Foi na década de 50 que Pilkington inventou o processo de "vidro flutuante" (também conhecido por método de Pilkington), no qual o vidro é espalhado sobre um banho de estanho líquido, adquirindo a sua forma plana sem qualquer tipo de distorções. O processo pode ser simples de explicar, mas a sua produção continua a depender de uma dose inacreditável de energia para manter as temperaturas necessárias para a sua produção (quando virem o vídeo que se segue depressa apreciarão o facto de não terem que pagar a conta do gás de uma destas fábricas! :)


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)