2015/08/08

DSCOVR tira fotos reais da Lua a passar em frente à Terra


Uma das coisas mais "chatas" na exploração espacial, é o facto de raramente se ter um fotógrafo nos pontos que permitiram tirar as fotos mais desejadas. Felizmente, desta vez é mesmo isso que temos graças ao DSCOVR.

Ao contrário do que acontece com a maioria dos satélites em órbita, o DSCOVR (Deep Space Climate Observatory) está a uma distância muito superior, colocando-o "para lá" da órbita da Lua. Quer isto dizer que, olhando para a Terra, tem a possibilidade captar imagens fantásticas, como estas que agora são reveladas pela NASA e nos mostram a Lua a passar em frente à Terra (da sua perspectiva.)

As imagens que aqui vemos são imagens reais, embora compostas pelos três canais (RGB) captados em frames separados e com cerca de 30 segundos de desfasamento - o que cria algumas interferências visuais (que se tornam mais evidentes nas margens da Lua). Não se trata de nenhum "photoshop mal feito"... embora certamente algum fã das teorias da conspiração vá dizer que sim... :)

Outra curiosidade é o facto de, desta posição, vermos aquilo que normalmente chamamos "o lado escuro da Lua", e que nunca é visível da superfície terrestre (pois a Lua apresenta sempre a mesma face voltada para nós devido à sua velocidade de rotação coincidir perfeitamente com o seu período orbital. Como se pode ver, o "lado escuro" também é iluminado pelo Sol, mas nem é necessário referir o quanto esta imagem nos faz ver o contraste que existe entre uma pequena Lua apagada e desprovida de vida, e a nossa pequena pérola azul brilhante (que infelizmente tanto maltratamos.)


3 comentários:

  1. Estou a espera de um cristao qualquer vir dizer que isto e photoshop,que o homem nunca foi a lua ou outra estupidez qualquer como negar a "Evolucao por Seleccao Natural" ou o "Big Bang".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. essa fot tá mais falsa que nota de 7 reais!!!! kkkkkkkkkkkk

      Eliminar
  2. É a imagem do dia de hoje, meti o ifttt a trocar o wallpaper do tlm todos os dias para a imagem do dia da NASA, todos os dias uma imagem deslumbrante :)

    ResponderEliminar