2015/08/06

Google e MIT conseguem eliminar reflexos e elementos indesejados das fotos


A magia do processamento de imagem não para de nos fazer sonhar com um futuro onde todas as fotos e vídeos sejam aquilo "que imaginamos que fosse", e para lá chegarmos serão úteis sistemas como este do Google e do MIT capazes de remover elementos indesejados para obter uma foto perfeita.

Quantas vezes não se tira uma foto através de uma janela, e depois se descobre que afinal apanhamos um reflexo que estraga tudo? Ou talvez o vidro estivesse cheio de gotas de chuva; ou ainda, talvez existisse uma rede pelo meio, que não se conseguisse evitar.


Com este sistema, torna-se possível separar os elementos indesejados daquilo que se pretende captar, utilizando um processo idêntico ao que permite fazer a técnica de refocagem das fotos captando múltiplas imagens em posições ligeiramente diferentes.

Com base em imagens captadas em movimento, este sistema consegue detectar a obstrução indesejada que se encontra próxima da câmara, e apresentar-nos apenas a imagem desejada dos objectos mais distantes, sem reflexos de janelas ou redes a estragar a nossa composição fotográfica.

Claro está... a não ser que o objectivo fosse mesmo apanharem os reflexos ou a rede! :)


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)