2015/08/10

Google quer reavivar interesse no Android One na Índia com modelo de $49


O Google parece ter decidido novamente tomar as rédeas na promoção do Android como sistema seguro e de confiança, e para isso volta a investir em força no Android One, querendo fazer chegar ao mercado indiano um novo smartphone com preço abaixo dos $50.

O programa Android One permite que os fabricantes tenham um Android que recebe actualizações directamente do Google (ao estilo de um Nexus), mas a sua adopção não tem tido os resultados que se esperavam - talvez, em parte, por se centrar em smartphones de gama baixa. Mas o Google parece achar que o problema é que não se trata de uma gama suficientemente baixa, e pretende baixar ainda mais a fasquia, para um Android One de $49 na Índia.

Já temos assistido a várias tentativas de lançamento de modelos ultra-económicos, e que até ao momento têm falhado redondamente (demonstrando que um smartphone barato sofre das muitas limitações que se esperariam, tendo um desempenho sofrível). Mas também é verdade que, com a evolução tecnológica, um equipamento de gama baixa actual nada terá a ver com aquele que se poderia ter há um ou dois anos atrás.

Será que estamos no momento em que um smartphone de $49 poderá conquistar o mercado e proporcionar uma experiência de utilização que não deixe o utilizador frustrado? Já temos visto excelente modelos com preços na casa dos $100 (como os Moto E)... Se o Google e os seus parceiros conseguirem mostra-nos um Android One (eventualmente já com Android M) a um preço de $49... poderá ser finalmente a faísca necessária para fazer disparar a adopção do Android One.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)