2015/08/31

HTTPS da Wikipedia venceu censura da Rússia


O recuo da Rússia no bloqueio à Wikipedia já está a ser usado como exemplo de como a utilização do HTTPS pode ser uma forma de combater a censura.

A Rússia pediu à Wikipedia que removesse uma página sobre o Charas, um tipo de droga, por este tipo de conteúdo ser considerado indesejado no país. Normalmente, o que se passaria seria que a Rússia obrigaria os seus operadores de internet a bloquear o acesso a tal página; mas como a Wikipedia usa HTTPS, os operadores não conseguem saber a que página é que os utilizadores estão a aceder. A única opção é bloquear completamente o site, coisa que foi feita... mas que não demorou muito para ser revogada, com a explicação de que a página já teria sido removida (mas não foi).

Foi precisamente este tipo de preocupação que levou a Wikipedia a adoptar o HTTPS, e este episódio vem demonstrar que essas preocupações tinham mesmo razão de ser. Num site usando HTTP, um qualquer país poderia bloquear o acesso ao que bem entendesse, apagando selectivamente todo o tipo de informação considerada indesejada mas sem que isso se tornasse evidente. Com o HTTPS, o bloqueio tem que ser feito ao site, coisa que se torna bastante mais visível e polémica.

Neste caso a Rússia reconheceu que a melhor opção era repor a situação (numa questão de horas)... agora só nos resta perguntar: quanto mais tempo será necessário para que na China também se derrubem as muralhas da censura?

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)