2015/08/30

I Dream of Wires - documentário sobre os sintetizadores modulares


A música electrónica poderá ser algo que alguns pensam que só surgiu recentemente, mas a verdade é que as suas raízes nos fazem recuar mais de meio século, sendo precisamente o que aborda este documentário I Dream of Wires, sobre os sintetizadores modulares.


I Dream Of Wires é um documentário de 2014, mas que só recentemente descobri, e que é simplesmente obrigatório para todos os que são fascinados pelos sintetizadores e querem saber um pouco mais sobre estes instrumentos que mudaram o panorama musical.

Numa era em que a electrónica ainda era algo que podia ser vista e consistia em componentes que podiam ser manipulados e soldados à mão (ao contrário dos biliões de transístores que agora se escondem nos chips), os pioneiros da música electrónica iam criando instrumentos capazes de gerar sons nunca antes ouvidos, e que muitos música não hesitavam em usar como forma de escapar às sonoridades convencionais.

Curiosamente, é também uma área onde a evolução deu lugar a um regresso ao passado, com muitos músicos actuais a optarem por colocar de lado as versões digitais dos sintetizadores... e optando por procurar e utilizar os grandes "caixotes" de antigamente, com a sua sonoridade analógica que muitos dizem não ser possível de replicar integralmente com os sistemas digitais.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)