2015/08/25

Intel lança novo formato de motherboards 5x5

Enquanto nos smartphones se vai assistindo a uma tendência de aumento de tamanho para os phablets, nos computadores a Intel avança no sentido oposto, com um novo formato de motherboard chamado 5x5.

Este novo formato 5x5 tem um nome que deriva das suas dimensões (5.8"x5.5" - 147x140mm), e embora tecnicamente fique mais próximo de um 6"x6", percebe-se que a Intel se quisesse distanciar do formato Mini-ITX( 6.7"x6.7" - 170x170mm). Este formato não é o mais reduzido (para isso temos o Pico-ITX, ou os formatos NUC, Mini Lake, e Compute Stick) mas destaca-se destes por ser o mais pequeno formato que continua a disponibilizar a livre escolha de um CPU pois contém um socket LGA - que nos formatos mais compactos está ausente, optando-se por um CPU soldado directamente na placa.


No entanto, o seu tamanho compacto não permite espaço para grandes aventuras. Tal como no NUC, estamos limitados a memórias SODIMM, drives M.2 (SATA de 2.5" em opção), fonte de alimentação externa, e placa gráfica integrada. A grande vantagem é mesmo a possibilidade de se escolher um CPU à medida da função pretendida. Enquanto nos NUC se está limitado a chips de 6 ou 15W, neste 5x5 podemos ir até chips com TDP de 65W (por exemplo, um Core i7-5775C).

As caixas 5x5 mais compactas terão uma altura inferior a 39mm (nas versões com discos SATA e CPUs mais potentes poderão ser ligeiramente mais altas), o que já permite ver o tipo de máquina que se poderá ter num formato bastante compacto. Basicamente, temos o tamanho de um NUC mas sem se ficar limitado à sua reduzida selecção de CPUs mais limitados.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)