2015/08/23

Investigadores ensinam carro a fazer drifts à Ken Block


Ken Block é um piloto que consegue ter um domínio exímio sobre o seu automóvel, e há também quem replique as suas façanhas à escala. Mas desta vez a diferença é que não temos nenhuma pessoa aos comandos... mas sim um computador.

Os carros sem condutor têm demonstrado que as máquinas já se vão desenrascando bastante bem a conduzir automóveis, mas optam por uma condução extremamente segura e preventiva. Noutros casos, temos tido demonstrações de condução autónoma em modos mais desportivos, mas que normalmente têm por base percursos pré-gravados em GPS.

Em vez de se limitarem a fazer uma cópia, no MIT alguns investigadores tentaram ensinar um computador a fazer aquilo que Ken Block faz, e os resultados são surpreendentes.

À semelhança do que aconteceria com um piloto humano, também aqui o sistema comete alguns erros iniciais, mas vai usando esses erros para aprender e melhorar as suas prestações. Após algum tempo, começa a ter um domínio total do veículo, conseguindo até compensar alterações nas condições (como parte da pista coberta em sal, para fazer variar a aderência). Se isto tem piada como curiosidade, mais terá quando for aplicada aos veículos em escala real como forma de lhes dar capacidade para reagirem a problemas que possam surgir na estrada, ao estilo de um controlo de estabilidade "2.0"!


1 comentário: