2015/08/28

Padrões de desbloqueio nos Android sofrem do mesmo problema das passwords comuns


Os padrões de desbloqueio dos Android por gestos são uma forma alternativa de aceder ao equipamento sem ter que introduzir um código PIN, que se revela mais cómoda e rápida, mas que também não está a salvo de poder ser mal utilizada. Um estudo revela que muitos utilizadores usam padrões tão comuns que podem ser equiparados ao tradicional "1234" ou "9999".

Traçar o desenho de um padrão pode ser algo mais cómodo que introduzir 4 ou mais algarismos, mas o factor humano faz com que também este sistema possa sofrer de algumas falhas.

Tal como nas passwords e PINs temos os casos das palavras-chave e números populares; também nos padrões se revelou que a maioria deles começa num dos cantos (muitos deles no canto superior esquerdo), e que há também uma preferência pelas movimentações de cima para baixo, e da esquerda para a direita - para além dos padrões que se limitam a desenhar uma letra ou figura geométrica simples de memorizar. Dados que ajudam a reduzir imensamente o número de possibilidades, que no caso de um padrão com quatro pontos já consta apenas de 1624 possibilidades de combinação.


Pede-se por isso que também na definição dos padrões exista algum cuidado para se evitarem estas tendências, começando por um ponto que não esteja num canto e, de preferência, fazendo inversão do sentido de movimentação para "baralhar".

... Neste caso, não há dúvida de que um smartphone com leitor de impressões digitais torna o processo de desbloqueio bem mais simples e cómodo, e sem necessidade de qualquer tipo de memorização.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)