2015/08/02

PUC+ leva o MIDI aos iPhones e Macs via Bluetooth


Lembram-se do Puc que permitia ligar dispositivos MIDI a iPhones, iPads e Macs via WiFi? Pois bem, os seus criadores estão de regresso com o Puc+ que agora o faz usando bluetooth, tornando-se ainda mais prático.

O princípio de funcionamento do PUC+ é precisamente o mesmo, mas troca o WiFi pelo Bluetooth. Basta ligar este pequeno adaptador a qualquer dispositivo MIDI usando a velha ficha DIN de 5 pinos ou as mais recentes portas USB e, sem necessidade de mais cabos, ficamos com acesso a eles a partir de qualquer iPhone, iPad ou Mac através de Bluetooth - surgindo no sistema como se o dispositivo MIDI estivesse ligado fisicamente.

Poderia pensar-se que o Bluetooth seria "pior" que o WiFi, mas neste caso acaba por ser uma vantagem. Assim, estar ligar a um Puc+ não impede que estejam também ligados a uma rede WiFi para terem acesso à internet; e permite também que se usem múltiplos adaptadores de forma fácil. Para além disso, o lag consegue ser ainda mais reduzido, aproximando-se daquele que normalmente se obtém usando um cabo (10-15ms).

O preço começa nos 89 dólares, o que não deverá assustar quem já imagina poder livrar-se dos cabos MIDI, e a entrega está prometida para Setembro. (Embora seja uma campanha de crowdfunding, sempre com riscos associados, neste caso temos o facto de ser um grupo de pessoas que já concluiu com sucesso os seus projectos anteriores.)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)