2015/09/15

Adblockers preparam-se para o iOS9


O novo iOS9 da Apple para iPhones e iPads fica disponível amanhã, e entre as novidades encontramos o suporte nativo para adblockers. Uma funcionalidade que já está pronta para ser explorada por adblockers na App Store para todos os gostos.

Como em tudo o resto, esta será uma área que em breve passará a ser encarada com naturalidade e com uma vasta gama de adblockers disponíveis (e gratuitos). Mas nesta primeira fase, em que ainda é novidade, facilmente se entende que alguns deles procurem aproveitar o mediatismo acrescido para se popularizarem... e ganharem dinheiro.



Temos, por exemplo, estes 1Blocker, Blockr e Crystal. Três opções que demonstram perfeitamente como os adblockers podem ser bem diferentes mesmo cumprindo uma mesma função.

O Crystal é um bloqueador de publicidade que é ligar e esquecer. O ideal para quem não se quer preocupar com mais nada, e deixar que sejam outros a lidar com os pormenores. No Blockr, já temos opções para diferentes categorias, como publicidade, cookies, e trackers, e permite também definir sites onde não se deseje bloquear os vários elementos. E por fim, temos aquele que por agora parece ser o "topo de gama" dos adblockers, o 1Blocker.

Neste, temos uma autêntica overdose de possibilidades de configuração, que para além de publicidade e trackers, também permite bloquear coisas como widgets do Facebook e Twitter, secções de comentários do Disqus, sites para adultos, e muito muito mais. Na verdade, é tão configurável que permite bloquear todo e qualquer elemento que desejem, e inclui até um editor de regras de bloqueio na web que depois podem ser importadas pela app.

Enfim... bloqueadores para todos os gostos e necessidades, e que servirão para acelerar o carregamento dos sites e poupar dados.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)